Imóveis sob medida ajudam a impulsionar emprego e renda em bairros de Curitiba

Curitiba gerou 28.597 empregos com carteira assinada de janeiro a novembro de 2025, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado representa o quinto maior saldo do País, atrás apenas de São Paulo (163.283), Brasília (58.806), Rio de Janeiro (53.097) e Salvador (34.256), cidades com população bem superior à da capital paranaense.

De acordo com divulgados pela Prefeitura de Curitiba, em 2025, a cidade respondeu por grande parte dos empregos gerados no Paraná, com destaque para os setores de serviços, comércio e indústria. Diante deste cenário, cresce o debate sobre a importância de projetos imobiliários sob medida (built to suit) e investimento em imóveis corporativos como motores de geração de emprego e renda nos bairros.

A discussão ganha força diante de dados recentes que mostram oportunidades no mercado de trabalho da capital paranaense. Segundo levantamento do DIEESE, em parceria com o IPARDES, Curitiba apresenta taxa de desemprego em torno de 12,8%, um indicador de que há muito espaço para a criação de novos postos de trabalho.

Sob medida
De acordo com o especialista Sergio Zimmermann, diretor executivo da Estruturar Imóveis Comerciais, o modelo built to suit propicia a aceleração do processo de expansão de uma rede de varejo, por exemplo, que pode crescer cinco ou seis vezes seu número de lojas na comparação com a injeção de recursos próprios. “Isso gera um número muito maior de empregos, que vai gerar renda para as famílias, consumo, tributos para o poder público e oferta de serviços para aquela região, aumentando a circulação de pessoas e a sensação de segurança, com as ruas ocupadas”, explica.

Quando uma empresa contrata um imóvel feito sob medida às suas necessidades, costuma atrair investimentos de maior porte e consolidar a presença de atividades que demandam mão de obra diversificada. “Esse empreendimento fomenta o restante dos comércios que estão no entorno, porque a pessoa vai na farmácia, vai na cooperativa de crédito, vai na padaria, vai na lavanderia e acaba indo no salão de beleza, na papelaria”, acrescenta Zimmermann.

Bairros como Rebouças, Centro, Cidade Industrial de Curitiba, Sítio Cercado e toda a região Norte e o entorno da rodoferroviária despontam como grandes oportunidades comerciais para 2026, devido a logística, localização estratégica e presença de centros de distribuição e atividades de grande porte.

Sobre a Estruturar
A Estruturar Imóveis Comerciais iniciou suas atividades em agosto de 2008, com o objetivo de atender à demanda de uma instituição financeira por contratos de locação no modelo Built to Suit, de construções sob medida para locação. A partir desse primeiro projeto, a empresa expandiu sua atuação para diversos segmentos, como farmácias, redes de fast food, cooperativas de crédito, supermercados, área médica e strip malls. Ao longo de 17 anos de atuação, a Estruturar já realizou mais de 300 empreendimentos nesse modelo de negócio, ultrapassando R$ 1,2 bilhão em investimentos.

Imagem aérea de empreendimento na Rua dos Pioneiros, no Sítio Cercado, que será entregue em fevereiro deste ano (Crédito: Gabriel Marques)


Quer reduzir risco no seu lançamento?
Eu ajudo incorporadoras e loteadoras a tomarem decisões mais seguras com entrevistas reais e leitura de mercado (público, produto, preço e localização).
55 41 98414-2905
Fale comigo