Obras resgatam memórias, histórias e identidades de bairros das zonas Leste e Norte de São Paulo por meio de iniciativas distintas
Como forma de valorizar a história, a cultura e o patrimônio social de bairros de São Paulo (SP), o Instituto Cyrela, responsável pela política social do Grupo Cyrela, lança o livro Minha Nova Vizinhança – Vila Prudente e também patrocina a publicação Cachoeirinha – O bairro da gente, iniciativa realizada por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC). As duas obras reúnem diferentes olhares sobre os territórios e contribuem para o fortalecimento do vínculo dos moradores com as comunidades locais.
As publicações têm como foco a aprendizagem sobre memória, cultura e território, ao apresentar o patrimônio material, imaterial e ambiental de cada bairro e sua relação com o cotidiano dos moradores. A distribuição é gratuita, sendo que o volume dedicado à Vila Prudente é entregue aos novos moradores da Vivaz, enquanto a edição sobre a Vila Nova Cachoeirinha é destinada às escolas da rede pública da região.
“Ao longo de mais de uma década, o Instituto Cyrela tem fortalecido a educação pública nas regiões onde atuamos e estes livros celebram essa trajetória ao registrar a história viva dos territórios. É uma forma de conectar moradores à comunidade e compartilhar o legado que estamos construindo juntos”, comenta Débora Costa Galvão, gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela.
Bairro tradicional da Zona Leste
O primeiro lançamento, o Minha Nova vizinhança - Vila Prudente, dedicado ao bairro da Zona Leste, já está sendo distribuído aos novos moradores da Vivaz. A obra conta com texto do jornalista Xavier Bartaburu e ilustrações de Olavo Costa, apresentando a trajetória de um dos bairros mais tradicionais da região, conhecido por sua diversidade cultural e por ter sido ponto de chegada de diferentes grupos de imigrantes ao longo do século XX.
Com 80 páginas e tiragem de 2 mil exemplares, o livro percorre alguns dos principais marcos culturais, ambientais e sociais da região, como o Parque Ecológico Profª Lydia Natalizio Diogo, a Feira Cultural Leste Europeia, o Terminal Vila Prudente, a Biblioteca Pública Ricardo Ramos, o CEU Vila Alpina, além de organizações e atividades esportivas, culturais e sociais que compõem a identidade do bairro.
Ao final do livro, os moradores da Vivaz encontram ainda um guia prático com orientações sobre acesso ao condomínio, processo de mudança, regras internas, ligações de serviços essenciais (como energia, água e TV) e outras informações úteis para o início da vida no novo lar. O projeto gráfico é assinado por Daniel Brito, com produção executiva da Doble Cultura e pesquisa territorial realizada pela Macambira Sociocultural.
Próxima parada: Vila Nova Cachoeirinha
O outro lançamento patrocinado pelo Instituto Cyrela é dedicado à Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte. O O bairro da gente foi escrito por Marcus Aurelius Pimenta junto a alunos e professores do ensino fundamental das escolas municipais da região e traz crônicas, poemas, contos e ilustrações, que registram o cotidiano, as memórias e o imaginário do território.
O livro destaca a singularidade da Cachoeirinha como um bairro marcado por diferentes temporalidades, encontros de juventudes e saberes ancestrais. Os estudantes participaram de oficinas, visitas e pesquisas de campo para reconstruir mapas afetivos e resgatar memórias da região. O conteúdo reúne temas como o Arboreto, histórias de João Cândido e Carlão do Peruche, o Parque Córrego do Bispo, tradições culturais da comunidade, como a cultura andina, Praça Pakalolo, espaços esportivos e pontos de convivência local.
A publicação, com 80 páginas e tiragem de xx mil exemplares, inclui ainda depoimentos de moradores e uma “cruzadinha” temática ao final. Esta edição será distribuída exclusivamente para escolas públicas do território, reforçando seu caráter educativo. As ilustrações são assinadas pelo Estúdio Rebimboca, em um trabalho realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, via PROMAC.
Ambos os livros têm o incentivo do Instituto Cyrela, produção executiva da Doble Cultura e realização da Editora Olhares. Mais informações estão disponíveis em www.institutocyrela.org.br.
Saiba mais sobre o Instituto Cyrela
Fundado em 2011, o Instituto Cyrela é responsável pelos investimentos sociais privados da Cyrela, que tem a missão de transformar a cidade e o jeito de viver. Com ênfase na educação, o Instituto atua no desenvolvimento de projetos que contribuem com a melhoria da qualidade na educação da rede pública de ensino, desde a primeira infância até o primeiro emprego. O Instituto recebe como orçamento 1% do lucro líquido da operação da Cyrela e é guiado por sua missão de fazer o bem, desempenhando um papel crucial na transformação da sociedade e no fortalecimento das relações comunitárias.

