Pular para o conteúdo principal

Arquitetura e Construção Presentes em Nosso Lar - O Filme


Recentemente estreou o filme Nosso Lar, dirigido  por Wagner de Assis, baseado na obra psicografada pelo médium Chico Xavier e escrita por André Luiz (conforme o movimento espírita). Não tenho a intenção de fazer uma análise do filme ou da história, pois, vários críticos estão debruçando-se sobre esta questão no momento e são inúmeros os aspectos positivos e negativos levantados, até pelas crenças de cada um de nós. 
Entretanto, sendo um profissional da engenharia e arquitetura, chamaram a atenção as técnicas modernas (a história é do início do século XX) e as ferramentas adotadas para os padrões de um filme nacional.
Visão Cidade "Nosso lar"
As cenas foram tratadas no Canadá pela empresa Intelligent Creatures e o longa metragem custou cerca de 20 milhões de reais (um orçamento recorde para o Brasil). O filme está em cartaz a duas semanas e mantem-se no topo das bilheterias com quase 2 milhões de espectadores. Ele é baseado em um  romance espiritual e o grande desafio era justamente criar o "mundo espiritual" com conceitos e ambientes digitais.
Assim, tratando do tema que nos interessa para o blog, vamos comentar um pouco sobre o mapa da cidade e as edificações, que foram inspirados em desenhos fornecidos pela médium Eigorina Cunha e validados por Chico Xavier. Interessante que a cidade tem formato de estrela e é cercada por um muro de proteção magnética. No centro da cidade localiza-se a Governadoria que é o ponto de encontro dos seis ministérios e o local onde se tratam os assuntos administrativos e os serviços prestados.



Ainda, existem os conjuntos residenciais com excelente iluminação e ventilação naturais e à frente da Governadoria está a grande praça que os circunda e que pode acomodar um milhão de pessoasNos espaços entre um núcleo habitacional e outro existem grandes parques arborizados. Grande parte das edificações estão fora do círculo e são habitadas por "pessoas" ligadas aos funcionários dos ministérios. 

Os prédios são fantásticos, imponentes e com design arrojado. Lembra um pouco Brasília quando projetada (guardadas as devidas proporções). O fato é que visualiza-se o respeito aos conceitos básicos de sustentabilidade e alia-se simplicidade à modernidade.

O filme, independente das questões religiosas ou artísticas, fica como exemplo para a construção de uma sociedade que possa estar mais atenta às pessoas e suas necessidades.


Predio Nosso Lar

Comentários

  1. Olá! com relação ao filme, gostei muito da história, e mais ainda daquela cidade. Achei fantástico o que vi, maravilhoso mesmo, digna de todos quererem morar lá.

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia. Obrigado pelo comentário. Surpreendente a qualidade da produção visual da empresa canadense. Eu me pergunto: Será que temos empresas no Brasil com capacidade técnica para realizar este trabalho? Imagens dignas de filmes norte-americanos, não é mesmo? Quanto à cidade, um sonho. Muito verde, poucos carros, residências modestas que aliam conceitos de modernidade, prédios sustentáveis e uma variedade de cores...

    ResponderExcluir
  3. Realmente, algumas construções no filme são verdadeiros milagres! Heehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões...
Todos os comentários são lidos e moderados.
Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Esclarecimento da CAIXA (necessidade de pavimentação para Programa Minha Casa, Minha Vida)

Os pedidos de financiamento em nome de pessoas físicas, cujas propostas já estavam aprovadas até 11.02.2011 terão tramitação normal A Caixa Econômica Federal esclarece que, para os casos de projetos habitacionais cuja produção é financiada pela CAIXA, a exigência de que o empreendimento esteja localizado na malha urbana, seja dotado de vias de acesso pavimentadas e de soluções para abastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial e sanitário já prevalecia desde o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Portanto, para esses, não houve alterações, inclusive no segmento de 0 a 3 salários mínimos (SM) com recursos do Orçamento Geral da União. Portanto, esta regra não terá nenhum impacto nos financiamentos de produção de empreendimentos no âmbito do PMCMV, tanto para o segmento de 0 a 3 SM quanto no segmento de 3 a 10 SM, pois para estes referida regra já está em vigor desde o lançamento do programa. Quanto à nova exigência, em vigor desde o dia 14, ...

Promoção de Primeiro Aniversário do Blog

O blog Acontece na Construção completa neste mês de março o primeiro ano de existência. Foram postados 170 artigos, notícias e vídeos, muitos deles polêmicos, outros curiosos e com inúmeros comentários e sugestões. Tratamos de temas como mercado, inovações empresariais, negócios, marketing digital, mídias sociais e sustentabilidade. Mas, sempre tendo como foco o setor construtivo. Nossa proposta neste canal de relacionamento é ter autenticidade, inserir opiniões e trazer temas da atualidade para discussão.  Compartilho este momento de alegria do primeiro aniversário e quero comemorar com todos. Porém, nesta data quem serão presenteados são vocês, que poderão ganhar uma vaquinha de pelúcia, símbolo da campanha que contribui para a obra social do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba - a Campanha da Vaquinha .  Paulo Goulart - divulgação Letícia Sabatela - divulgação Vaquinhas de pelúcia J. QUEST - divulgação Como particip...

Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura! Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço.  A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia. Projeto Diferenciado No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura.  Design criativo Casa-contêiner Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE. Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres.  Em Florianópolis, a   arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir...