22 de setembro de 2010

Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura!

Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço. A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia.

Já Pensou em Morar em um Contêiner?
Projeto Diferenciado
No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura. 

Design criativo
Casa-contêiner
Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE.


Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres. Em Florianópolis, a  arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir deste produto. Com isolamento acústico, a casa-contêiner tem painéis solares e reaproveitamento de água de chuva, além de tratamento de resíduos. 


Contêiner-casa
Na continuidade, a empresa criou o Container Loft, que utiliza dois contêineres reaproveitados, sendo desenvolvida para as necessidades de um casal. O projeto utiliza madeira reflorestada, rodapés reciclados de poliestireno, piso de pvc com base de borracha (pneu reciclado), pintura térmica à base d´ água, iluminação externa em leds, painéis fotovoltáicos (responsáveis por 50% da geração de energia), mosaico que aproveita resíduos de porcelanato e os próprios containers (reutilizados e reciclados). 


Contêiner-Loft
Escritórios também tem utilizado contêineres com propostas interessantes.

Contêiner-escritório
Carretas em eventos são comuns, principalmente em locais com jovens, "gente antenada" ou profissionais de inovação. Ainda, hoje, próximo da minha residência chamou a atenção uma loja-contêiner, aliás foi o motivo principal da ideia de postar sobre este assunto. É um projeto diferenciado. São lojas montadas em contêineres que reduzem significativamente investimentos e ajudam o meio  ambiente. 

Carreta

Loja-contêiner
As prisões recebem algumas críticas, mas também utilizam contêineres. Questões críticas são iluminação e ventilação, quando não projetadas devidamente.

Prisão
Galpão
Ainda, existem outras aplicações, desde escolas, hospitais...

Telhado Ecológico em Contêiner

Hospital (barca)
Fica a sugestão para que designers e profissionais da engenharia da arquitetura utilizem cada vez mais este produto como alternativa para seus trabalhos.

Um grande abraço.

14 comentários:

  1. Otima matéria!
    Muito interessante, primeira vez na minha vida que leio uma coluna inteira!
    Quando vier a Rondonópolis novamente, avise no twitter, quero assistir sua Palestra!
    @ocarlosreis
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Carlos, obrigado. Quem sabe em breve possa ir a Rondonópolis. Estamos prospectando cidades que possam abrigar projetos do Minha Casa, Minha Vida. No link http://www.slideshare.net/EdvaldoCorrea/tendncias-da-construo-civil-perspectivas-para-15-anos tem a palestra que fiz em sua cidade sobre tendências do setor de construção. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto algo sobre o assunto, mas aqui está mais elucidativo e objetivo. Adorei. Quando tomamos conhecimento desses trabalhos, que no caso aqui, soluciona problemas de sustentabilidade e moradia é muito gratificante. A esperança, em uma qualidade vida melhor, é renovada. Já seguindo-te no twitter. Um abraço.
    Silvana.

    ResponderExcluir
  4. Silvana, que bom que gostou. Estou transitando entre posts de áudio, vídeo, imagens e textos para ver em qual os leitores se adaptam melhor! Obrigado por me seguir no twitter.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Edvaldo. Queria ter colocado conteiners no Morar Mais Curitiba 2010. MAs o meu fornecedor me disse que não poderia nos atender, por que ele não tinha equipamentos disponíveis. Me disse que falta conteiner no Brasil, e no caso dele, que usa para locação para construção civil. Como vc pode ver, realmente a construção está em alta. Lembro que o Morar Mais Curitiba cvai de 27 de outubro a 28 de novembro de 2010. Temos novidades neste ano. Abraço !! Francisca Cury

    ResponderExcluir
  6. Importante seu comentário Francisca.
    1º É um alerta aos fabricantes (importadores de contêineres) sobre a demanda existente e a incapacidade em atender, seja em virtude do mercado da construção ou de transporte marítimo!
    2) Parabéns pela iniciativa em inovar neste Morar Mais. O evento tem crescido e tenho observado em outros eventos do país (em vários setores) o uso dos contêineres como alternativa para dar um visual mais moderno. Sucesso! Edvaldo

    ResponderExcluir
  7. Já pensei em algumas construções modulares utilizando conteineres, mas em questão dos valores será que vale a pena?

    ResponderExcluir
  8. Sim, é viável.
    Mas, considere duas questões em sua análise:

    1- Uso de Contêineres Reciclados
    A referência no Brasil é a arquiteta Livia Ferraro. Ela desenvolveu com outros parceiros a proposta do chamado CONTEINER-HABITAT.
    => fones (48) 3211-8111 ou (48) 7811-0046
    => e-mail: info@ferrarohabitat.com
    => site: http://ferrarohabitat.blogspot.com

    O projeto foi desenvolvido para a mostra Casa Nova 2009 e hoje está presente em outros eventos.

    2 - Contêineres Novos
    Aí eu sugiro a Eurobrás, maior empresa do segmento no Brasil. Questão de credibilidade.
    Segue o site da empresa:
    http://www.eurobras.com.br/produtos/index.php?acao3_cod0=undefined

    Existe uma variedade de custos e investimentos, mas é compatível com os sistemas construtivos existentes no Brasil. O valor de uma casa-contêiner dependerá do que você quer que ele possua, do nível de conforto termo-acústico e dimensões. Interessante contratar um arquiteto, pois, existentes vários aspectos que oneram a readequação.

    Se for em grande quantidade, talvez seja o caso de importar. Mas, reforço que regiões portuárias tem muitos contêineres disponíveis (a vida útil é reduzida para o transporte marítimo).

    É preciso avaliar!

    Estes fornecedores devem ajudar, mas se você realmente se interessar pelo assunto pesquise fornecedores junto aos associados da CBC - Câmara Brasileira de Contêineres.

    Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  9. Olá Edvaldo!
    Obrigada pela referência!
    Quando vier a Florianópolis, nos comunique para que possa nos visitar.
    Poderia somente pedir uma alteração? Os projetos são meus e de meu amigo e sócio (nessa ordem!) Lair Schweig. É importante que coloques seu nome também.
    Se quiser postar uma foto de nosso projeto na Casa Cor, o Container Loft, fique à vontade para retirá-la do blog.
    É um trabalho que nos recompensa muito, pela criatividade colocada em prática, pela eterna brincadeira de "Lego", pelo compromisso com o meio ambiente e pelo retorno de pessoas como você.
    Obrigada! Um abraço, Livia Ferraro.

    ResponderExcluir
  10. Olá Livia.
    Te comunico quando for a Florianópolis. Parabéns pela coragem em inovar! E, principalmente, em buscar em um produto alternativo a extração de toda a criatividade para explorar as características técnicas deste, aliadas às necessidades dos consumidores.
    Precisamos de alternativas viáveis no setor construtivo para atender a grande demanda habitacional.
    Fiz as alterações que você solicitou no blog, com os créditos também a seu sócio.
    Agradeço muito por seu comentário.
    Sucesso!
    Edvaldo

    ResponderExcluir
  11. Evolution empresas(Francisco)

    Boa noite sou da empresa Evolution de Itajai e vendemos os Container ate nos projetos apresentados tem algum container que vendemos.se alguém tiver interesse em adquirir Container estamos adisposicao para esclarecer duvidas e para passar o melhor custo benefio.
    (47)3241-4249 (47)3246-1122

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, sou de BH e pretendo fazer uma obra em NOva LIma, municipio vizinho. Gostaria de saber o preço de locação para moradia dos peões.Nao sei quantos ainda, mas devem ser uns 4 .
      Meu fone é 31 99814180
      Adrienne
      dricamfranco@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá. Entre em contato com as empresas relacionadas neste post. Boa sorte!

      Excluir
  12. Somos uma empresa especializada em contruções modulares utilizando containers maritimos.

    Já realizamos diversas obras que vão desde habitações para trabalhadores, escritórios de grandes empresas a Stands promocionais.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões...
Todos os comentários são lidos e moderados.
Grato!