Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura!

Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço. A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia.

Já Pensou em Morar em um Contêiner?
Projeto Diferenciado
No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura. 

Design criativo
Casa-contêiner
Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE.


Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres. Em Florianópolis, a  arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir deste produto. Com isolamento acústico, a casa-contêiner tem painéis solares e reaproveitamento de água de chuva, além de tratamento de resíduos. 


Contêiner-casa
Na continuidade, a empresa criou o Container Loft, que utiliza dois contêineres reaproveitados, sendo desenvolvida para as necessidades de um casal. O projeto utiliza madeira reflorestada, rodapés reciclados de poliestireno, piso de pvc com base de borracha (pneu reciclado), pintura térmica à base d´ água, iluminação externa em leds, painéis fotovoltáicos (responsáveis por 50% da geração de energia), mosaico que aproveita resíduos de porcelanato e os próprios containers (reutilizados e reciclados). 


Contêiner-Loft
Escritórios também tem utilizado contêineres com propostas interessantes.

Contêiner-escritório
Carretas em eventos são comuns, principalmente em locais com jovens, "gente antenada" ou profissionais de inovação. Ainda, hoje, próximo da minha residência chamou a atenção uma loja-contêiner, aliás foi o motivo principal da ideia de postar sobre este assunto. É um projeto diferenciado. São lojas montadas em contêineres que reduzem significativamente investimentos e ajudam o meio  ambiente. 

Carreta

Loja-contêiner
As prisões recebem algumas críticas, mas também utilizam contêineres. Questões críticas são iluminação e ventilação, quando não projetadas devidamente.

Prisão
Galpão
Ainda, existem outras aplicações, desde escolas, hospitais...

Telhado Ecológico em Contêiner

Hospital (barca)
Fica a sugestão para que designers e profissionais da engenharia da arquitetura utilizem cada vez mais este produto como alternativa para seus trabalhos.

Um grande abraço.