VEJA COMO AS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO INOVAM NAS REDES SOCIAIS

Algumas empresas ligadas ao setor da construção civil aos poucos começam a investir no uso das redes sociais como ferramenta de posicionamento de marca, no relacionamento com os clientes e principalmente como prospecção e alavancagem de negócios. Aquele receio inicial das organizações em bloquear ferramentas como o  Twitter, Linkedin, Facebook e Youtube,  com a visão de que estas reduzem a produtividade, aos poucos vai sendo dissipada. Os empresários estão mais atentos em identificar oportunidades e em alinhar estratégias e redes sociais, aproveitando as informações e conhecimentos que estão na internet.

Sabe-se que as empresas devem viver mudanças cotidianas, inovar, pensarem globalmente, buscarem o conhecimento e serem sustentáveis. E, as redes sociais são excelentes para “ouvir  as vozes” daqueles que citam as marcas na internet. Há  a possibilidade de uma grande interação e conexão entre pessoas e idéias. Claro que existem várias preocupações por parte das empresas, que vão de uma eventual  "quebra da hierarquia” à dificuldades de comunicação interna e externa. Entretanto,  é um risco que uma boa infraestrutura de TI  e um plano adequado de uso das redes sociais minimiza.

As empresas (seus dirigentes e colaboradores) devem estar atentos a este movimento das redes sociais. Como exemplo inicial cito o twitter, utilizado para atualizações curtas, que não passem de 140 caracteres. É possível tratar de projetos em andamento ou mesmo enviar links para artigos de interesse para sua rede. É possível seguir os seus colegas, parceiros comerciais e profissionais de referência, formando um verdadeiro bolsão de casos de sucesso para o setor. Aqui ressalto que o grande desafio é ter um bom posicionamento do que sua empresa quer com o twitter (vale para as demais redes sociais). Fortalecer a marca? Interagir com clientes? Vender? É preciso responder estas questões antes de dedicar tempo e esforço para ingressar no twitter e demais redes.

O linkedIn, por sua vez, é um outra plataforma interessante e muito útil para os contratantes. Lá os membros enviam suas informações profissionais, contatam com amigos e participam de grupos de  discussão sobre temas setoriais. Quanto ao Facebook, apesar de ser reconhecida como útil para questões de ordem pessoal, pode ser relevante para seu negócio. Algumas organizações criam páginas para se promover. O youtube é outra boa ferramenta. Permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites.


É possível também atingir clientes de todas as localidades e ganhar visibilidade e credibilidade com as diversas ferramentas. Entretanto, tudo isto exige esforço e dedicação para responder aos questionamentos dos clientes e interessados em conhecer o negócio e produtos. Não atualizar informações ou não responder questões levantadas, por clientes e parceiros,  dá a nítida impressão de que não há interesse da empresa com a internet 2.0,e com as redes sociais.  Isto é algo que prejudica muito a marca, sendo muitas vezes necessários grandes montantes para reverter.


Além de tudo isto, as redes sociais são gratuitas. Agora, os benefícios não são imediatados. Exige estratégia, planejamento, posicionamento... Aqui vão três dicas importantes, principalmente para quem está começando em redes sociais :
  1. Não promova a si mesmo (é um grande erro de algumas empresas que vemos na internet). A sua rede (clientes e parceiros) é quem deve fazer este trabalho! "Jogar confetes em si mesmo é horrível!".
  2. Não misture trabalho com vida particular. Nunca! Se necessário for, crie um perfil "fake" para tratar de questões pessoais.
  3. Compartilhe experiências! Sempre!
Tratando de construção civil, em particular, são inúmeros os bons exemplos, que vão de pequenos negócios  a grandes incorporadoras. Escolhi algumas para que vocês tenham um referencial do que é possível ser trabalhado:



SERCPINT – Serviços de Construção e Pintura em Geral
Pequena empresa baiana, com 20 anos de história. Presta serviços especializados em diversas áreas da construção cívil, tais como: construção, reforma, alvenaria, acabamentos, instalações elétricas e hidráulicas entre outros. Cito duas redes que ela utiliza muito bem:









TECNISA CONSTRUTORA E INCORPORADORA
Incorporadora paulista, criada em 77. Direcionada para construções residenciais, é uma das líderes do mercado brasileiro neste segmento. Desde 2007 está na Bolsa de Valores. São mais de 3 milhões de metros quadrados lançados e mais de 10.000 clientes. Utiliza muito bem as diversas ferramentas disponíveis para as redes sociais. 







BKO CONSTRUTORA Com mais de 600 mil metros quadrados construídos e 24 anos de fundação, a empresa paulista também é uma das líderes do mercado. Inovação é um de seus pilares.





BALAROTI MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Uma das principais redes de materiais de construção do Paraná. Investe maciçamente em mídias sociais.




Aqui foram alguns exemplos e a continuidade das discussões que temos mantido. Mas, existem diversas outras empresas e profissionais que buscam pela internet manterem-se atualizados e gerarem negócios.

Um grande abraço a todos. Obrigado pela leitura!