27 de março de 2011

Blog : Residências Sustentáveis nos Alpes Suiços - Um Verdadeiro Cartão Postal

Os países europeus tem exigido cada vez mais que as construções tenham preocupações ambientais, seguindo uma tendência mundial onde o consumidor tem estado mais atento para deixar melhores condições de vida para as gerações futuras. 

E, dentro deste conceito, nos Alpes Suiços, foi projetado pelo arquiteto italiano Matteo Thun, no ponto mais alto da Alpline Katschberg Pass (entre as províncias de Salzburgo e Caríntia), um empreendimento que é um verdadeiro cartão postal.

Equilibra conceitos de respeito pela natureza e tradição, além de ajudar a indústria do turismo, cada vez mais fortalecido pela exuberância do local. O projeto preserva o solo e consegue estar em sintonia com a paisagem, além de reduzir o uso de instalações complexas de  infraestruturas de fornecimento de água e energia elétrica.Em síntese, são duas estruturas cilíndricas envolvidas por um corpo estrutural que busca uma associação com o meio ambiente.

As duas torres residenciais tem 20 metros de diâmetro cada, contendo 64 apartamentos (área de 45 a 180 metros quadrados), que permitem uma vista panorâmica da paisagem. Foram utilizados materiais naturais, principalmente para a decoração interna. Dois estilos diferentes de decoração proporcionam a escolha de uma configuração básica: um ar urbano moderno ou outro mais clássico (alpino tradicional). Todo o complexo é aquecido por uma usina que trabalha com biomassa (vizinha a localidade).

Veja as fotos e delicie-se!















4 comentários:

  1. Como uma casa feita com MADEIRA pode ser "sustentavel", quantas arvores tiveram que ser derrubadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o reflorestamento!
      Fabricar concreto e tijolos ajudam a aumentar a poluição, por casa da liberação de gases e produtos que a natureza não pode aproveitar...
      ...elas por elas as árvores crescem novamente e podem ser usadas se formos inteligentes.

      Excluir
  2. Trabalho com o conceito de sustentabilidade como sendo a capacidade de utilizar os recursos naturais para atender as demandas atuais, mas sem comprometer gerações futuras. Assim, uma construção em madeira precisa ser ecológica, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita. Esta edificação atende a estes requisitos. Tenho outros posts de casas sustentáveis em madeira, inclusive no Brasil

    ResponderExcluir
  3. Quanto custa a unidade de 45m2.

    http://sobrado-novo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões...
Todos os comentários são lidos e moderados.
Grato!