20 de maio de 2011

Moradia Instantânea é Apresentada na CICI 2011

Um projeto inovador apresentado na Conferência Internacional de Cidade Inovadoras (CICI 2011) foi o Bossa Nova, um conceito de moradia instantânea, criado por uma empresa paranaense. Cada casa pode ser construída em apenas 4 horas e o propósito é atender a desabrigados e desalojados. As edificações tem área entre 30 e 40 m2, sendo confeccionadas em bambu, vedação em lona plástica e cobertura com telhas ecológicas. 


Bastante inovador em termos de sustentabilidade, é uma solução simples, rápida, barata e geradora de qualidade de vida para as populações afetadas. Soluciona a questão de abrigar as pessoas rapidamente nestas catástrofes e, ainda reduz drasticamente a logística de realojar pessoas. Segundo a empresa, as pessoas quando ficam desabrigadas normalmente são acomodadas em barracas ou espaços temporários e aguardam algum tempo até que haja moradias para onde possam ser transferidas. 

Recentemente acompanhamos as notícias de enchentes em todo o Brasil, bem como vários abalos sísmicos ao redor do mundo.

O projeto é da arquiteta curitibana Rebeca Paciornik Kuperstein, diretora técnica e sócia da empresa Ser Sustentável



2 comentários:

  1. Legal! Para uma saída de emergência, é muito bom. Só não pode servir como solução "provisoriamente definitiva", como é costume no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Para construções "definitivas" as exigências do Ministério das Cidades e CAIXA são muitas. Agora, para o caso dos desabrigados e desalojados parece ser uma boa opção. Grato pelo comentário.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões...
Todos os comentários são lidos e moderados.
Grato!