No dia 28 de julho, o IPEA – Institituto de Pesquisa Econômica Aplicada apresentou o Comunicado nº 102 – Dinâmica Populacional e
Sistema de Mobilidade nas Metrópoles Brasileiras, onde demonstra que as periferias
das regiões metropolitanas cresceram acima das sedes das metrópoles. O ponto
crucial apresentado é a dúvida com relação à mobilidade, pois, não houveram
mudanças significativas com relação à localização
dos empregos.
- RM de São Paulo – 19.672.582
- RM do Rio de Janeiro – 11.542.830
- RM de Belo Horizonte – 4.882.977
- RM de Porto Alegre – 3.960.068
- RIDE DF e entorno - 3.760.918
- RM de Recife – 3.688.428
- RM de Fortaleza – 3.610.379
- RM de Salvador - 3.574.874
- RM de Curitiba – 3.168.980
Grande parte dos municípios-sede tiveram índices de crescimento (entre 2000 e 2009), menores que a média de suas RMs. Uma das exceções é a cidade do Rio de Janeiro. No restante, uma das explicações apontadas é o tipo de crescimento populacional, onde o crescimento da periferia é maior que a das cidades-sede. Outra questão é o alto preço das moradias, incluindo o valor dos terrenos, das construções e do aluguel.
Como a população não consegue arcar com os custos de moradias nas cidades-sede acaba deslocando-se para as periferias das metrópoles. E, como os empregos continuam concentrados nos municípios-sede, mesmo que observada uma tendência de crescimento dos empregos nos municípios do colar metropolitano, há um enorme fluxo pendular entre os municípios da periferia e as cidades-sede, principalmente no transporte coletivo.
Por sua vez, o local de moradia se afasta cada vez mais dos locais de trabalho, incentivados inclusive pelas políticas habitacionais que constroem grandes empreendimentos onde o terreno tem custo mais baixo. Existe a necessidade de um sistema metropolitano de transporte de alta capacidade.
Por fim, outro ponto levantado é a falta de uma política efetiva e de gestão para as regiões metropolitanas.
Caso você queira ver outros dados e análises apontados no relatório, acesso o link do IPEA.
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