Especialistas ingleses alertam para os perigos do câncer de pele entre os trabalhadores da construção

Acompanhamos nas últimas semanas notícias sobre as ondas de calor em várias regiões do mundo, principalmente no hemisfério norte. E, sabemos que os trabalhadores da construção, que atuam em canteiros-de-obras são um dos grupos de profissionais mais expostos às intempéries.

A The Society of Occupational Medicine, que é a maior organização para médicos do trabalho  do Reino Unido, apresentou e preveniu esta semana com base em estudos da Universidade de Manchester para os perigos da exposição solar pelos trabalhadores da construção.

Na Grã-Bretanha, são 2,4 milhões de profissionais, que receberam o alerta de proteger-se neste verão. O estudo mostra que os trabalhadores de construção expostos aos raios solares tem até nove vezes mais probabilidade de terem câncer de pele do que outros grupos de profissionais. 


Possuem um risco mais elevado devido a longos períodos de exposição ao sol e consequentemente aos raios ultravioleta refletidos de superfícies próximas, tais como o concreto. O pesquisador chefe foi o Dr. Raymond Agius, que disse que "os trabalhadores da construção são um importante foco de pesquisa da universidade. Muitos não têm consciência de que seu trabalho pode colocar sua saúde em risco, particularmente os mais jovens."

Importante o papel da The Society of Occupational Medicine, que disponibilizou o estudo. Medidas preventivas podem salvar vidas. O presidente da sociedade, o Dr. Henry Goodall afirmou que "os trabalhadores na indústria da construção sofrem de uma falta de apoio na prevenção da saúde ocupacional, precisando ser tratada e melhorada". Ainda, alertou que o "estudo mostra que há um benefício claro para a promoção de medidas simples de segurança para os trabalhadores da construção civil". 


E, no Brasil, como você avalia as atividades de apoio ao trabalhador da construção? Opine. Deixe seu comentário.