BLOG: PARANÁ GANHA MAIS UMA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA CAIXA


Em todo o Brasil, a capacidade de atendimento aos municípios será ampliada em 40%

A Caixa Econômica Federal vai ampliar a capacidade de atendimento à região Sul e, principalmente, aos municípios paranaenses, com a criação de mais uma gerência de Desenvolvimento Urbano. A área está sendo reestruturada com o objetivo de estreitar o relacionamento com as prefeituras e dar ainda mais celeridade aos projetos que envolvam recursos federais. A ação vai reduzir as distâncias entre o banco e os gestores municipais e desconcentrar as demandas de projetos essenciais ao país.

O Paraná possui atualmente quatro gerências de Desenvolvimento Urbano, localizadas em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. A nova unidade será inaugurada em Ponta Grossa. No  estado, a localização estratégica da unidade economizará a quantidade de deslocamentos, além de diminuir sensivelmente o tempo de atendimento. Além do Paraná, também serão inauguradas duas novas unidades no Rio Grande do Sul.

 Em todo o país serão 14 novas gerências, divididas nas cinco regiões. Nas regiões Sudeste e Nordeste serão inauguradas quatro novas unidades. A região Sul ganhará três novas unidades, a região Norte ganhará duas novas unidades e o Centro-Oeste terá uma nova unidade. Atualmente, existem 58 gerências de Desenvolvimento Urbano. Para aumentar a capacidade de atendimento delas, a CAIXA vai alocar mais 1.189 empregados em todo o país. O incremento no quadro de empregados irá ampliar em cerca de 40% a capacidade operacional para atuar na análise e acompanhamento dos projetos.

De acordo com estudo realizado pela CAIXA, mais de 94 mil quilômetros serão reduzidos em deslocamentos com a abertura das novas unidades.  Em Minas Gerais, a economia será de mais de 30 mil quilômetros e, no Pará, de quase 45 mil quilômetros.

As gerências de Desenvolvimento Urbano da CAIXA são responsáveis pelos repasses de recursos da União aos municípios, pelo acompanhamento de obras de infraestrutura, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Ouvidoria e apoio às prefeituras:
A reestruturação da área de Desenvolvimento Urbano da CAIXA também vai resultar na permanência de um empregado da CAIXA dentro das principais prefeituras do país. Estão sendo implantadas extensões integradas de orientação e apoio técnico preliminar aos 283 municípios com mais de 100 mil habitantes. Os gestores dessas cidades-sedes – assim como os dos municípios menores próximos – contarão com orientação para montagem dos processos e prestação de contas.

Estados e municípios terão também um canal exclusivo de informações e esclarecimentos sobre desenvolvimento urbano, transferência de benefícios e demais produtos de relacionamento do banco com os entes federados, por meio da Ouvidoria de Governo. O canal ainda funcionará como fonte de informações estatísticas e atualizadas para melhoria dos processos operacionais e de atendimento.

A CAIXA também está intensificando a qualificação do seu quadro de empregados, por meio da Universidade Corporativa, disponibilizando cursos de aprimoramento técnico e gerencial, em todo o Brasil, para qualificar empregados que trabalham com o tema.  

Fonte:
Assessoria de Imprensa da CAIXA
Regional Curitiba/PR
(41) 3544-5640