Blog: Compre uma casa e ganhe um visto nos Estados Unidos

Senador Schummer

Senador Mike Lee


Esta semana uma ideia teve grande repercussão no Congresso dos Estados Unidos da América, não somente pelos impactos no setor imobiliário e para investidores internacionais, mas pelo caráter inovativo da medida. COMPRE UMA CASA E GANHE UM VISTO! 

Os estrangeiros que comprarem uma casa no país poderão ter vistos especiais por 3 anos. Esta é a proposta de um projeto de lei liderada pelos senadores Charles Schumer e Mike Lee. 
A proposta baseia-se em conceder vistos de residência para os compradores de casas, desde que estes desembolsem meio milhão de dólares e vivam pelo menos 180 dias no país. Os interessados também podem investir duzentos e cinquenta mil em um imóvel e complementar o valor com outros imóveis residenciais, que poderão ser alugados. O incentivo é similar ao visto EB-5 oferecido aos estrangeiros que investem o valor de quinhentos mil dólares para criar empregos através de novas empresas ou em áreas de alto desemprego.



Pela proposta, os estrangeiros que imigrarem para os EUA com os novos vistos poderão trabalhar no país, a menos que tenham obtido um visto de trabalho regular pelo processo normal. Eles serão autorizados a imigrar com o cônjuge e filhos menores de 18 anos, mas não poderão permanecer no país legalmente com os novos vistos se venderem suas propriedades.

Os compradores internacionais representam cerca de 3 % do volume de negócios, segundo a National Association of Realtors. Eles são da China, Canadá, México, Índia e Reino Unido e já estão aproveitando as grandes quedas nos preços dos imóveis residenciais e a pequena concorrência.

A medida faz parte de uma série de ações de incentivo a abertura de empresas e de geração de empregos. Não haverão custos para o governo. E, a proposta criaria vistos que são diferentes dos programas existentes para não prejudicar as pessoas que já estão na fila de outros vistos. Outro aspecto é que não haverá teto no número de vistos do programa para compradores de imóvel.

E o brasileiros? Será que com a aprovação da medida investirão em imóveis nos Estados Unidos? Quem sabe se ganhassem um "green card"! Qual a sua opinião? Comente...