Blog: Paraná construirá quatro novos centros de educação profissional

O governador Beto Richa homologou o resultado das licitações para a construção de oito novas unidades escolares do Estado e a ampliação de outras quatro. O investimento é de cerca de R$ 41,5 milhões. Entre os novos prédios estão os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs) de Assaí, Cianorte, Fazenda Rio Grande e Ibaiti, e escolas em Campo Largo, Reserva, Rolândia e Turvo. 


Segundo o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, a aprovação representa o esforço do Governo do Estado para garantir as melhorias necessárias à educação paranaense. “É mais um passo que demonstra que, no Paraná, a educação é prioridade absoluta”, disse. 

Arns afirmou que os investimentos em infraestrutura, junto com ações pedagógicas, vão transformar as mais de 2 mil escolas públicas estaduais em ambientes acolhedores e de aprendizagem com qualidade. “É preciso aliar a parte física à pedagógica para oferecer aos estudantes ensino de qualidade, além de um espaço melhor para a participação da comunidade escolar”. 

Os recursos para a construção e reforma dos CEEPs vêm do Programa Brasil Profissionalizado, do governo federal, que visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. Desde 2008 o Estado tinha autorização do Ministério da Educação para a construção de 18 centros profissionalizantes, mas o investimento não foi adiante. Este ano, o governo estadual retomou as conversas sobre o assunto e deu andamento ao projeto. 

Além dos cinco centros que tiveram as licitações homologadas agora, há mais cinco em construção (Laranjeiras do Sul, Manoel Ribas, Francisco Beltrão, Pitanga e Terra Roxa). Outros nove estão em fase de projeto: Almirante Tamandaré, Bandeirantes, Colorado, Ibiporã, Londrina, Maringá, Medianeira, Campo Largo e Diamante do Norte. 

“Caso o governo não tivesse agilizado os projetos e os trâmites legais, o Estado poderia deixar de receber mais recursos destinados à profissionalização dos estudantes”, afirmou Jorge Wekerlin, diretor geral da secretaria. 

Os valores custearão ainda obras de ampliação nos CEEPs de Castro, Foz do Iguaçu e Palmeira. Serão cerca de R$ 1,6 milhão em investimentos. O Colégio Estadual São José, em São José das Palmeiras, também será ampliado.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná