Palestrantes apresentaram panoramas do mercado no exterior e cases que promovam a atuação global do corretor de imóveis.
Visão global para ampliar relacionamentos e negócios. Em sua quarta edição só em 2012, o ciclo de eventos Corretor Global reuniu mais de 140 corretores de imóveis no auditório do CRCSC, em Florianópolis na última quinta-feira (28), onde foram discutidas questões relacionadas ao mercado internacional e marketing online.
A abertura ocorreu com o CEO do Redimob, Alessandro Stüpp, enfatizando que um dos objetivos do evento é apresentar estratégias para a atuação globalizada do corretor de imóveis. O presidente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro, reforça o trabalho da entidade para auxiliar nesta conexão com outros mercados. “Embora 64% dos corretores de imóveis brasileiros tenham curso superior, muitos ainda não conseguem se adaptar ao perfil do consumidor e atendimento”.
Mercado imobiliário na América do Sul
A conexão com outros mercados também ocorreu através da participação de palestrantes internacionais. O Presidente da Câmara Paraguaia de Empresas Imobiliárias (CAPEI), Jorge Fleitas e o diretor de Relações Internacionais da Câmara Imobiliária Uruguaia, Wilder Ananikian Bakerdijan, apresentaram um panorama do mercado imobiliário dos respectivos países. No Paraguai, diz Fleitas, a carga tributária é inferior a outros países da região. Em relação ao Uruguai, Bakerdijan afirma que o turismo tem impulsionado o mercado imobiliário do país.
O poder do MLS
O Multiple Listing Service ou MLS é uma das ferramentas que podem contribuir para ampliar conexões, na visão do vice-presidente europeu da Federação Internacional de Profissões Imobiliárias e diretor da Coldwell Banker Brasil, Vitor Patacas. “O MLS possibilita que o trabalho seja realizado em exclusividade, além de trazer estudos de viabilidade econômica e análises comparativas de mercado.”
Ferramentas digitais x corretor de imóveis
A abertura do bloco Conexão ocorreu com o presidente do CRECI-SC, Carlos Beims, que ressaltou a nova postura do corretor de imóveis no mercado. O diretor de Marketing do Secovi Florianópolis-Tubarão, Lucas Madalosso, apresentou o case do Jornal Classimóveis, há dez anos no mercado.
Com o tema: Marketing Online para o Corretor de Imóveis, o CEO do Portal VivaReal, Brian Requarth, apresentou estratégias para utilização de ferramentas como email marketing e sites. “Para um site, o corretor de imóveis deve apostar em um visual simples, com corretor online e integração de redes sociais. O email Marketing deve despertar curiosidade e ter um formato objetivo.
Encerrando a discussão sobre ferramentas online, o diretor de Marketing do Redimob, Leonardo Stuepp Jr. destacou o caso Redimob. “É preciso desenvolver o mercado através de relacionamentos e conexões. Este é um dos pilares das redes sociais”, afirma.
O evento ainda contou com o Speed Road Show, no qual as empresas Vista (especializada em softwares imobiliários) e Ibrep (Instituto Brasileiro de Educação Profissional), apresentaram produtos que visam aprimorar a atuação do corretor de imóveis.
Ao final do evento foi realizado o sorteio da Promoção: “Coldwell Banker Brasil leva você aos EUA”, cujo ganhador foi o corretor de imóveis Denilomar Alves Oliveira.
O Corretor Global contou com o patrocínio global do CIMI e IV Enbraci e Coldwell Banker, patrocínio local do Vista e Ibrep, apoio do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), apoio Internacional National Association of Realtor (NAR) e apoio institucional do CRECI-SC, Secovi-Florianópolis/Tubarão, Apemip, Cimlop e Adit; os apoiadores de mídia são VivaReal, Imobex, Suprisoft, Laguna e Bauler, Edvaldo Correa, Marketingimob, Canal do Crédito, Vista, Sistema Immobile, SOS Consultor, ImóvelClass, TV Cofeci, ClipImobiliário, Central Estratégia, Web Corretores, TV Imobiliária, Classimóveis e Sindimoveis-SC.
A próxima edição do Corretor Global ocorrerá em Fortaleza, no dia 26 de julho.