Blog: Sorria para Curitiba (artigo convidado)

Com o slogan ‘Cidade Sorriso’, Curitiba é reconhecida no mundo inteiro por soluções de mobilidade urbana e preservação ambiental. A cidade modelo é a única brasileira de uma lista de 33 cidades selecionadas no programa “Smarter Cities Challenge 2012”, da IBM. 

A fama de mal-humorados e ‘caras fechadas’ pode ter sido ganha pelo fato das baixas temperaturas, típicas de clima europeu. Ao mesmo tempo em que as amizades são difíceis, os curitibanos são aqueles que mais conservam os amigos. 

Pela mistura de um cenário provincial nos bairros com a agitação de cidade metrópole, a capital paranaense possui 51,5 m² de áreas verdes por habitante, número quatro vezes maior que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) – 12,2 m². 

Tamanha área verde é distribuída em dezenas de parques, nos quais, todas as manhãs, milhares de pessoas realizam atividades físicas. Nos fins de semana de sol, o gramado e as áreas de esportes ficam repletas de famílias aproveitando os momentos de descanso. 

A cidade também é celeiro de grande manifestação cultural. Todos os anos, o principal festival de teatro é realizado em Curitiba. Além disso, grupos folclóricos apresentam-se em diversas ocasiões para relembrar e reavivar a história dos imigrantes que colonizaram as terras curitibanas. 

Morar em Curitiba alia a tranquilidade de regiões do interior e as facilidades de uma cidade grande, cosmopolita e altamente desenvolvida. Mesmo com tantos atributos, a cidade não tem um custo de vida alto como outras capitais. Embora os imóveis de Curitiba tenham se valorizado com margens superiores a 10% a cada ano, os preços, se comparados a outras cidades de mesma renda per capita, são mais baixos e competitivos. 

O plano diretor de Curitiba também colabora para a excelente valorização dos bairros. Com vias de acesso rápido para o centro, a região sul – Portão, Capão Raso e Pinheirinho – tem se tornado um ótimo investimento. Além disso, a região do Juvevê e Cabral se tornou uma área requisitada pelo comércio acessível, proximidade de centros culturais e deslocamento rápido. 

Ficou com vontade de morar em Curitiba? Já mora em Curitiba e busca um novo apartamento ou casa? Imóveis assim você encontra na Apolar. Confira as diversas opções e encontre a que mais tenha o perfil da sua família. 

Artigo enviada por Eluisa Misturini (On Performance) - eloisa@onperformance.com.br

Minoru