Edição 2013 da Feira de Imóveis Obra Nota 10 será lançada em Foz do Iguaçu

Representantes do setor imobiliário de Foz do Iguaçu estarão reunidos na Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI) no próximo dia 4, a partir das 8 horas. O objetivo do encontro, que inicia com um café da manhã de conversas e negócios, é o lançamento da edição 2013 da Feira de Imóveis Obra Nota 10 no município.

Iniciativa do Sebrae/PR, Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi/PR) e Núcleo de Imobiliárias e Construtoras da ACIFI, a Feira acontecerá entre os dias 13 e 15 de setembro. “No encontro pré-feira, os expositores e organizadores trocam informações e afinam os últimos detalhes de tudo que será exposto ao público nos três dias de evento”, explica o consultor do Sebrae/PR, Volmir Valentini.

Em Foz do Iguaçu, cerca de 1,5 mil unidades residenciais foram licenciadas nos primeiros seis meses deste ano, de acordo com levantamento feito da Brain Inteligência Corporativa. Representando uma área total de pouco mais de 145 mil metros quadrados, o que equivale a uma média de 97 metros quadrados por unidade habitacional, média maior que em 2012 (87 metros quadrados por unidade).

“Percebemos uma ascensão do setor imobiliário de Foz nos últimos quatro anos e a Feira Obra Nota 10 estimula o momento de compra e venda. Isso porque reunimos num mesmo local todos os tipos de imóveis, de 30 mil a 3 milhões de reais. É um cenário positivo que estimula tanto compradores quanto vendedores de imóveis”, registra Jilson José Pereira, da Regional Cataratas do Secovi-PR.

Jilson aponta, também, que 60% das aquisições de imóveis em Foz são feitas por pessoas de até 35 anos de idade. “Essas geralmente estão em busca do primeiro imóvel, na época de casamento. Entretanto, o mercado também está aquecido para aqueles que buscam trocar de um imóvel próprio mais simples para um melhor. Este vende ou aluga o anterior e faz um novo investimento”, reforça.

Até 2012, o número de casas em Foz do Iguaçu representava 88% do mercado imobiliário, contra 11% de apartamentos. Do total, 27% são ocupadas por três pessoas, 23% por duas pessoas e mais de 10 mil unidades habitacionais têm apenas um morador. “Esse cenário mostra algumas das demandas da cidade e pode direcionar as negociações ainda no evento de lançamento da Feira”, acrescenta Volmir Valentini.

A Feira
A Feira de Imóveis Obra Nota 10 está no quinto ano de realização e pode ser considerada a maior feira regional imobiliária. O circuito inicia em Foz do Iguaçu, com lançamento no dia 4 de setembro e realização nos dias 13, 14 e 15 do mesmo mês e segue para Cascavel, lançamento dia 10 de setembro e realização entre os dias 4 e 6 de outubro.

A Feira também vai passar por Toledo, com lançamento marcado para o dia 17 de setembro e evento a ser realizado nos dias 26 a 28 de setembro; e Medianeira, que entra para o circuito nesta edição de 2013, lança o evento no próximo dia 19 com previsão de acontecer nos dias 10, 11 e 12 de outubro.

A Caixa Econômica Federal, patrocinadora das Feiras Obra Nota 10 nos quatro municípios, também vai contar com estande no evento. Segundo o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no oeste do Paraná, Luiz Carlos Costa Formigari, além das empresas expositoras, os técnicos da Caixa estarão disponíveis para atender os visitantes.

“O cliente pode conhecer o imóvel, dar entrada na documentação necessária ao financiamento e até fechar negócio. Podem realizar o sonho da casa própria, se beneficiando da redução histórica dos juros no crédito imobiliário. Para imóveis enquadrados no Programa Minha Casa Minha Vida, as taxas variam de 4,5% ao ano mais TR (Taxa Referencial de Juros) e, para os imóveis com valor superior e limitados a R$ 500 mil, as taxas de juros iniciam em 7,44% ao ano mais variação da TR”, assinala Formigari.

Mais informações sobre a programação em cada cidade e expositores podem ser acessadas no http://www.obranota10.com.br/feira2013.

Fonte: Sebrae