Pular para o conteúdo principal

Rodada de Negócios da Construção Civil surpreendeu participantes

Quarenta e quatro construtoras e 57 fornecedoras em dois dias. Esta foi a agenda da 1ª Rodada de Negócios da Construção Civil, evento paralelo à Intercon – Feira e Congresso da Construção Civil. A expectativa é de que num espaço de 12 meses ambos os eventos gerem R$ 154 milhões de negócios, considerando que muitas das empresas fornecedoras foram também expositoras da Intercon.

Rodada de Negócios. Crédito: Divulgação
“Fantástica” foi a palavra utilizada por Sônia Chaves, da Hatus Construtora e Incorporadora, para resumir sua experiência na rodada. “Nunca me senti tão solicitada”, brinca Sônia, que ficou surpresa com os contatos realizados.

As reuniões entre construtoras e fornecedoras foram previamente agendadas, o que garantiu a organização e o sucesso do evento. 

“Gostamos muito da dinâmica. Possibilitou-nos contato com vários fornecedores de uma forma rápida e produtiva. O mais importante é que as conversas são direcionadas e assim não perdemos tempo”, opina Betina Borchardt Galli, da Construtora Correia, que aprovou o evento.

“Todos os fornecedores estão bem dentro da linha do nosso negócio e já fizemos diversos contatos”, fala Helinton Schluckebier, da Trapp Ferreira Construtora.

Os encontros, individuais, tiveram duração de 10 minutos cada. O tempo foi suficiente para a Versátil Andaimes, por exemplo, fechar contrato de locação de Andaimes com a Torresani Empreendimentos Imobiliários, uma das âncoras. “É uma porta aberta para outros negócios”, comenta Adiel Leal Carriel, gerente comercial.

Aldo H. de Souza, gestor comercial da Tecnofibras visitará empresas na próxima semana. “Foi uma experiência muito positiva, pois contatos que levaríamos meses para iniciar aconteceram rapidamente e numa quantidade muito maior. Todos estão receptivos para ouvir e isso contribui para o sucesso da experiência. Em seguida, ele visitaram nosso estande na Intercon e puderam observar tudo aquilo que explicamos. Isso foi muito bom.”

Não apenas a qualidade dos produtos trazidos pelas empresas fornecedoras foi elogiada, como também o nível dos próprios participantes. “Fiz questão de vir participar. As fornecedoras enviaram representantes técnicos que realmente conhecem o produto. Fantástico”, parabeniza Erlon Gomes Minella, diretor da Ritzmann Minella Construtora.

Gustavo de Borba, do Grupo Estrutura, também destaca a gama de novas empresas contatadas. “Aqui pegamos os cartões para posteriormente marcarmos reuniões. Conversamos com muitos fornecedores novos. Todos atendem o que precisamos”, comenta.

A ocasião é também uma oportunidade para empresas de outros estados se mostrarem presentes no mercado da região, como é o caso da gaúcha Felesa (Automação em Churrasqueiras), de Bento Gonçalves. “O que mais procuramos é divulgar o produto e aqui falamos diretamente com quem interessa. Com a rodada estamos ficando conhecidos aqui”, comenta.

Vindo de Marília, São Paulo, Leandro Rodrigo Andrade de Campos, assessor de negócios da Sasazaki (portas e janelas), uma das fornecedoras, retornará para Joinville na próxima semana para continuar as negociações. “O network aqui é excelente. Surpreendeu muito porque já tenho reuniões agendadas em Joinville na próxima semana”, comemora. “O importante agora não é o fechamento, mas sim o contato. Estou aqui para mostrar que o produto existe”, enfatiza. 

“A rodada está bem atrativa. Conversei com compradores que já mostraram interesse e já temos grandes possibilidades de fechar negócios. Apesar de o mercado estar totalmente desaquecido, aparentemente está muito aberto. Todo mundo está construindo”, fala Suelen Gomes dos Santos, da Barauna.

Além de contatos realizados e negócios iniciados, a rodada foi uma oportunidade para empresas aprimorarem projetos e repensarem seus negócios. É o caso da Pastilhart: “Não tenho o hábito de falar diretamente com os engenheiros. Meu contato é com os arquitetos, mas aqui, com as construtoras, consegui atingir um outro público que se mostrou muito interessado e tem muito a agregar. Fiquei surpresa e isso inclusive vai me ajudar a dar outra visão para meu negócio. Só posso dizer que foi muito válido”, conta Isabella Puerta Baumann.

Clayton Freitas, da Ibrap (alumínio e plástico), de Urussanga, SC, teve uma experiência similar: “Os contatos foram muito bons. Estamos com um novo projeto na empresa e além de novos clientes, as construtoras nos ajudaram a aprimorar esse projeto. Experiência muita proveitosa”.

A 1ª Rodada de Negócios da Construção Civil foi uma realização do Sinduscon Joinville e organização da Messe Brasil, também organizadora da Intercon, juntamente com a Bolsa de Negócios e Subcontratação de Santa Catarina – BNS/SC.

Serviço
Intercon 2015 – Feira e Congresso da Construção Civil
Data: 21 a 24 de outubro de 2015
Horário: 15h às 22h (sábado das 13h às 19h)
Local: Expoville – Joinville/SC
Organização: Messe Brasil

Assessoria de Comunicação
Messe Brasil – (www.messebrasil.com.br) – 47 3451-3000
Renata Freitas de Camargo – renata@messebrasil.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Esclarecimento da CAIXA (necessidade de pavimentação para Programa Minha Casa, Minha Vida)

Os pedidos de financiamento em nome de pessoas físicas, cujas propostas já estavam aprovadas até 11.02.2011 terão tramitação normal A Caixa Econômica Federal esclarece que, para os casos de projetos habitacionais cuja produção é financiada pela CAIXA, a exigência de que o empreendimento esteja localizado na malha urbana, seja dotado de vias de acesso pavimentadas e de soluções para abastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial e sanitário já prevalecia desde o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Portanto, para esses, não houve alterações, inclusive no segmento de 0 a 3 salários mínimos (SM) com recursos do Orçamento Geral da União. Portanto, esta regra não terá nenhum impacto nos financiamentos de produção de empreendimentos no âmbito do PMCMV, tanto para o segmento de 0 a 3 SM quanto no segmento de 3 a 10 SM, pois para estes referida regra já está em vigor desde o lançamento do programa. Quanto à nova exigência, em vigor desde o dia 14, ...

Promoção de Primeiro Aniversário do Blog

O blog Acontece na Construção completa neste mês de março o primeiro ano de existência. Foram postados 170 artigos, notícias e vídeos, muitos deles polêmicos, outros curiosos e com inúmeros comentários e sugestões. Tratamos de temas como mercado, inovações empresariais, negócios, marketing digital, mídias sociais e sustentabilidade. Mas, sempre tendo como foco o setor construtivo. Nossa proposta neste canal de relacionamento é ter autenticidade, inserir opiniões e trazer temas da atualidade para discussão.  Compartilho este momento de alegria do primeiro aniversário e quero comemorar com todos. Porém, nesta data quem serão presenteados são vocês, que poderão ganhar uma vaquinha de pelúcia, símbolo da campanha que contribui para a obra social do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba - a Campanha da Vaquinha .  Paulo Goulart - divulgação Letícia Sabatela - divulgação Vaquinhas de pelúcia J. QUEST - divulgação Como particip...

Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura! Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço.  A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia. Projeto Diferenciado No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura.  Design criativo Casa-contêiner Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE. Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres.  Em Florianópolis, a   arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir...