Profissionais do
segmento imobiliário brasileiro criam plataforma para renovar a indústria
A perspectiva é reciclar cerca de 50 mil
profissionais em um ano
Ações miram a volta do crescimento da economia
#corretorglobal
A partir do primeiro
semestre de 2018, os corretores imobiliários poderão contar com a plataforma
Corretor Global, que oferecerá workshops online, coaching, cursos de capacitação oferecidos por experientes
profissionais deste segmento e de áreas afins, além de eventos e chats
originados do Brasil e do exterior para que o profissional seja capacitado e
atualizado para atender as exigências e transformações atuais, e seja capaz de
criar caminhos e estratégias dentro da sua carreira.
Os treinamentos de
capacitação serão direcionados para todos os corretores que possuem o curso de
Técnico em Transações Imobiliárias, que permite exercer legalmente a profissão,
independentemente da experiência, para um novo reposicionamento profissional. A
meta é capacitar cerca de 50 mil corretores no prazo de um ano. Atualmente, o
Brasil conta com pouco mais de 150 mil profissionais que atuam ativamente no
segmento.
“Fizemos muita coisa
errada nos últimos 15 anos. Não resolvemos o problema da moradia. Mudamos o
propósito do setor para o foco financeiro. ”
Augusto Sabóia –
Consultor Financeiro
A ação surgiu durante
o 1º Think IMOBI, encontro que reuniu profissionais da indústria imobiliária e
teve como objetivo identificar os gargalos do segmento. Uma das novas
diretrizes é criar planos de ação para a melhor capacitação do corretor de
imóveis.
“É preciso qualificar
continuamente, reestruturar as organizações e inovar. ”
Edvaldo Corrêa –
Diretor da Consultoria Edvaldo Corrêa Capacitação Empresarial
Resgate da autoestima,
profissionalização e fazer valer o código de ética que rege a categoria também
são pontos considerados prioritários para o grupo que participou do encontro.
Nesta primeira edição do Think IMOBI, realizado no
interior de São Paulo, os participantes trabalharam o lado emocional e profissional
a fim de traçar metas e práticas para iniciar uma mudança no setor imobiliário
com a retomada da economia.
“Os corretores estão ligados no automático,
surfando a onda da busca pela fórmula mágica e lei do mínimo esforço. É preciso
mudar essa mentalidade para resgatar a essência da profissão”, disse Daniel
Rosenthal, corretor de imóveis há 25 anos, idealizador do Think IMOBI e também
representante da Lennar no Brasil, a maior construtora da Flórida e a segunda maior dos EUA.
Edson Galrão de França, psicólogo, psicoterapeuta e
professor de Gestão de Pessoas durante sete anos na ESPM, conduziu o encontro.
Ele explicou aos participantes que é preciso humanizar o negócio. “Qual o papel
do corretor? Vender algo? Não, ele precisa ajudar o cliente a comprar algo. Tem
que humanizar a relação, colocar o cliente à frente do negócio. Isso resulta em
credibilidade e fidelização do cliente para que a relação não se esgote em um único
negócio, consequentemente, resgatando a autoconfiança e autoestima da pessoa e
do profissional corretor/consultor imobiliário”, explica França.
“Para uma sociedade
mais justa e uma profissão mais assertiva, sem tendências de ‘moda’ ou
influências nocivas, seja na política ou nos mercados externos. ”
Marcos Frias – Duo
Imóveis
A plataforma Corretor Global
está prevista para ir ao ar no início de 2018, após o 2º Think IMOBI, que
reunirá apenas mulheres no mês de novembro. “No primeiro evento, somente homens
participaram e agora precisamos conhecer as carências do segmento pelo lado feminino,
sempre mais perspicaz, prático e exigente”, comenta Rosenthal.
“É preciso ter prazer.
Sem prazer a doença se instala. Com prazer a vida é uma aventura criativa. Sem
prazer a vida é somente uma luta pela sobrevivência”.
Edson Galrão de França
– Psicólogo e psicoterapeuta com ampla experiência em consultoria empresarial
com gestão de pessoas no Brasil e exterior
“Há uma enorme
carência dessa categoria por capacitação, atualização, especialização, mas,
acima de tudo, espera-se que recebam uma especial atenção em relação a sua
valorização pela sociedade e isso só ocorre transformando o corretor em
consultor imobiliário, e posteriormente, em um corretor empresário”, analisa
Rosenthal.
“Há a necessidade de integrar
gestão de pessoas, processo, tecnologia e pessoal competente”.
Telmo Bauler - Consultor de empresas na Indústria
Imobiliária com foco em Melhoria de Performance, Expansão, Fusões e Aquisições.
Abaixo alguns tópicos
que estarão presentes na plataforma Corretor Global:
Tecnologia – As ferramentas tecnológicas disponíveis no
mercado imobiliário são usadas pelos corretores de forma ineficiente, segundo Rosenthal.
Ele explica que há ainda muita falta conhecimento e
domínio. As plataformas e aplicativos são facilitadores e os corretores podem
tirar bons proveitos se conhecerem suas finalidades e oportunidades.
“É preciso encontrar
um método eficiente de capacitação dos corretores para que eles tenham prazer
na profissão e reconheçam que ajudam pessoas a realizar sonhos e não apenas a
adquirir um imóvel”
Carlos Macedo – Gestor
de agência digital com diversos clientes da indústria Imobiliário
Maturidade Imobiliária – No Brasil,
diferentemente dos Estados Unidos, onde o segmento é maduro e com regras bem
estabelecidas, os corretores focam nos produtos e não no que o cliente busca.
O objetivo a ser
alcançado é seguir o modelo americano e canadense, onde todos os corretores têm
acesso a um único sistema compartilhado chamado MLS (Multiple Listing Service).
Nele, corretores que representam os vendedores captam e disponibilizam os
imóveis com exclusividade e outros corretores, representando os compradores,
encontram os imóveis que atendem às necessidades dos seus clientes compradores.
“O Think IMOBI trouxe
a necessidade de reinventar, inovar e, principalmente, compartilhar”.
Paulo Roberto de
Oliveira – Proprietário da Tantus Imobiliária, referência na consultoria de
projetos do Minha Casa Minha Vida, CIPS e Avaliador de Imóveis
“Assim, fecha-se o
negócio e a comissão paga pelo vendedor é dividida em partes iguais. Por este
equilíbrio mercadológico, os clientes trabalham apenas com um único corretor,
pois sabem que a dinâmica e o potencial de venda ou compra será igual,
independentemente do profissional, afinal as condições são as mesmas. Isso
resulta em mais negócios”, explica Rosenthal.
“Existe
uma lacuna na comunicação entre o incorporador e o corretor de lançamento. O
cliente não é seu nem meu. O cliente é de quem oferece o melhor serviço e
produto.”
Carlos Eduardo Canto – Empresário,
corretor de imóveis e um dos maiores conhecedores do mercado imobiliário em
Curitiba
Ética e Profissionalismo: Durante o 1º Think IMOBI ficou decidido que o
modelo americano será usado como o benchmarking para
aprimorar o segmento por aqui. Ou seja, a ética deve ser sempre ressaltada em
todas as iniciativas, eventos e treinamentos. “Principalmente no Brasil, onde vivemos
uma crise ética e moral. Nós temos um código de ética elaborado pelos Conselhos
Regionais e não precisamos inventar nada, basta seguir e enaltecê-lo, lembrando
sempre que ninguém é pouco ou muito ético, afinal você é ou não é”, ressalta
Rosenthal.
“É precioso conectar
pessoas, empresas e imóveis. Sozinho nada acontece”.
Geraldo Paulo Rodrigues
Jr. – Diretor da Nexus Rede de Imóveis
A indústria
Imobiliária: Entender
melhor o conceito de mercado e indústria é um outro ponto a ser disseminado ao
empresário do segmento. Isso porque o “mercado” consome o que se vende, aluga e
se administra e a “indústria”, por sua vez, produz o produto, serviço
englobando a compra e venda e gestão de propriedades esclarece Telmo Bauler,
participante do 1º Think IMOBI e referência na consultoria empresarial de melhoria
de performance, expansão, fusões e aquisições da indústria imobiliária.
“Devemos
unir a cadeia imobiliária: incorporador, diretor de vendas e o corretor”.
Marco
Antônio Palha – Referência em gestão de pessoas nos salões de Vendas de Imóveis
de Lançamentos do Brasil
Atitude, profissionalismo,
valorização do profissional. Tudo isso será trabalhado para uma mudança de
mentalidade e o resgate da essência do corretor imobiliário na retomada da
economia brasileira.
“Nós, corretores,
precisamos servir de modelo e referência na indústria imobiliária”.
Conclusão unânime dos
participantes do 1º Think IMOBI
Sobre Daniel
Rosenthal - Já conhecido
pela Investir USA Expo, voltado para imóveis no exterior, e representante especial da Lennar no Brasil, a maior construtora da Flórida e a segunda maior dos EUA, o empresário criou o Think IMOBI, encontro que reúne um grupo seleto
de profissionais da indústria imobiliária, a fim de identificar os gargalos do
segmento e criar planos de ação para melhor capacitação do corretor, para
elevar o nível de profissionalismo desses profissionais no momento da retomada
da economia brasileira e, consequentemente, do segmento Imobiliário.
Informações para a Imprensa
Gengibre Comunicação
(11) 94466-0408 (ligação e WhatsApp)
Patrícia
de Andrade - patricia@gengibrecomunicacao.com.br
Regiane Chiereghim – regiane@gengibrecomunicacao.com.br
Débora
Torrente - debora@gengibrecomunicacao.com.br