@edvaldocorrea
LANÇAMENTO DO PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DE OBRAS PÚBLICAS - CHILE LANÇAMENTO DO PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DE OBRAS PÚBLICAS - CHILE

LANÇAMENTO DO PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DE OBRAS PÚBLICAS - CHILE


Na última sexta-feira (5 de novembro) foi lançado o Portal Chileno da Transparência das Obras Públicas, uma iniciativa inédita e que vai ao encontro da procura dos cidadãos daquele país em saber para onde vão os recursos do Estado.

Para saber em detalhes quanto está sendo investido e o andamento das obras, o Observatório Fiscal em conjunto com o Ministério das Obras Públicas (MOP) e a Câmara de Construção do Chile (CChC) desenvolveram esta importante plataforma aberta aos cidadãos, e, que dispõe de informação oficial sobre as empreitadas administradas pelo MOP, que representam quase metade dos investimentos do Estado, prestando efetiva prestação de contas aos cidadãos pela execução de uma parte importante do orçamento nacional.

O site www.obrapublica.cl está à disposição de todos os interessados ​​em conhecer detalhes sobre a gestão de empreitadas de obras públicas. É possível acessar as informações navegando pela plataforma desde números globais até regionais.

DADOS ATUALIZADOS

Cada um dos dados publicados no Portal da Transparência das Obras Públicas visa divulgar a informação sobre a caracterização, comportamento, eficácia e distribuição da execução das empreitadas de obras públicas administradas pelo Ministério das Obras Públicas.

Desta forma, é possível verificar o número de contratos celebrados nos últimos 10 anos, a modalidade em que foram celebrados, quais os seus montantes e modificações, e mesmo a concentração registrada em termos geográficos. Além disso, detalha a modalidade de contratação de cada empreendimento, especificando se foi por licitação pública, proposta privada, contratação direta com ou sem cotações e analisando os níveis de concorrência por região.

Tudo isso, consolidado em uma plataforma única que, ao garantir uma experiência fácil e intuitiva aos usuários, se instala como ferramenta de atendimento aos cidadãos interessados.

Uma grande iniciativa!

Fonte: Cámara Chilena de La Construcion

0 Comentários