@edvaldocorrea
RKM Engenharia adota sistema inovador para facilitar acesso ao crédito RKM Engenharia adota sistema inovador para facilitar acesso ao crédito

RKM Engenharia adota sistema inovador para facilitar acesso ao crédito

Apoiada na blockchain, plataforma proporciona benefícios e garante mais segurança, transparência e economia nas transações com fornecedores

A RKM Engenharia, sediada em Belo Horizonte (MG), é a primeira empresa no Brasil a adotar smart contract com tecnologia blockchain. Em meio ao desafio das incorporadoras de aumentar e qualificar o acesso ao crédito, a empresa mineira inova no país e utiliza a solução para facilitar e potencializar a experiência tanto das incorporadoras quanto dos fornecedores.

A PropToken impacta diretamente na redução dos custos e em um maior aproveitamento do patrimônio intelectual, trazendo benefícios às incorporadoras. Segundo o CEO da RKM, Ricardo Alfeu, a empresa utiliza a plataforma atualmente para fazer as cobranças de boletos, mas, no futuro, fará um link com o ERP e CRM, trazendo várias outras aplicações, como acompanhamento dos leads gerados, relacionamento com o cliente pós-compra e outras utilidades. "Uma das vantagens também é a redução de horas trabalhadas em nível operacional, deixando assim mais tempo para os colaboradores atuarem nas estratégias", comenta.

A solução também representa vantagens no mercado de crédito atual. Com mais benefícios que o contrato normal, ela proporciona mais transparência e segurança, além de garantir mais economia ao consumidor em suas operações financeiras, tendo em vista que o contrato fica registrado em blockchain sem nenhum custo adicional.

Ainda segundo Ricardo Alfeu, a utilização de smart contracts é uma revolução na área e já está proporcionando resultados positivos à empresa. "Registramos avanços significativos na agilidade dos fluxos internos, além de termos apresentado economia na compra de insumos, financiamento etc. Além disso, aumentamos a segurança e a agilidades nos processos de compra e venda, reduzimos o trabalho burocrático e repetições de inputs dos setores financeiro e jurídico da RKM. É um facilitador, uma revolução na área", destaca.

Ricardo Alfeu - CEO da RKM (divulgação)

Recentemente a RKM lançou dois empreendimentos. Um deles é o Sereno, no Vale do Sereno - Nova Lima. Com vista privilegiada, o condomínio conta com plantas flexíveis, halls sociais decorados e interligados aos jardins, lazer completo, entre outros. São duas torres com dois apartamentos por andar de 188 m² e varanda gourmet, além de quatro coberturas duplex de 390 m².

O outro é o Largo Piauí no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Com localização privilegiada e lazer completo em um terreno de 3.368 m², o condomínio também dispõe de plantas flexíveis. São apartamentos de 207 m² ou 243 m² ou suítes que variam entre 437 m² e 512 m².

Como funciona a ferramenta

A tokenização é um processo que substitui dados reais por sua equivalência no meio digital. E é assim que o smart contract funciona, a ferramenta ajuda incorporadoras em duas frentes no momento da construção dos empreendimentos. Geralmente, para adiantar recursos, as incorporadoras recorrem a instituições financeiras dando esse fluxo futuro de dinheiro, conhecido por recebíveis, como garantia. O smart contract permite que esses recebíveis sejam tokenizados e vendidos.

A outra frente atua com as permutas acordadas com fornecedores. Para pagar insumos da obra, as incorporadoras costumam ceder apartamentos em troca. Porém, como é impossível fracionar um apartamento, na maior parte desses contratos, o preço dos insumos é inferior ao valor do imóvel. Com a tokenização esse fracionamento dos ativos é feito para que o valor pago aos fornecedores seja justo.

Depois da tokenização, o passo seguinte é a listagem desses tokens em exchanges. Os fornecedores podem continuar com esses tokens ou simplesmente vendê-los no mercado secundário. O mesmo vale para os tokens de recebíveis, que são listados e oferecidos no mercado. Antes de os tokens chegarem ao mercado, a Origin, empresa do grupo RKM na área de inovação, realiza um processo de análise da incorporadora e dos ativos que serão tokenizados. A Origin ainda não listou nenhum token nas exchanges, pois está aguardando as normas da CVM para regular este tipo de transação.

Perspectiva Fachada LARGO PIAUÍ

Perspectiva Fachada SERENO

Sobre a RKM Engenharia

Com uma história iniciada em 1992, a empresa é pautada pelo desenvolvimento em harmonia com a natureza. Com uma trajetória de inovação, solidez e pioneirismo, oferece o que há de melhor aos clientes por meio da construção de imóveis de alto padrão em Belo Horizonte e Nova Lima, colocando a qualidade construtiva e o cuidado com as pessoas em evidência, fazendo com que os empreendimentos contem com processos avançados, tecnologia de ponta e as melhores práticas do mercado para o alcance de uma cultura de excelência.

Para a RKM, construir é sinônimo de cuidado e, por isso, cria experiências completas ao pensar em cada detalhe de um novo projeto. Cuidado com o processo produtivo, com as pessoas envolvidas desde o planejamento até a execução, com o meio ambiente e com cada um dos futuros moradores são as diretrizes que norteiam a empresa. A busca constante por excelência dá lugar a rotinas mais produtivas, eliminação de desperdícios e consequente redução do custo final da obra, ao mesmo tempo em que padrões avançados de qualidade são entregues.

0 Comentários