RKM Engenharia adota sistema inovador para facilitar acesso ao crédito

Apoiada na blockchain, plataforma proporciona benefícios e garante mais segurança, transparência e economia nas transações com fornecedores

A RKM Engenharia, sediada em Belo Horizonte (MG), é a primeira empresa no Brasil a adotar smart contract com tecnologia blockchain. Em meio ao desafio das incorporadoras de aumentar e qualificar o acesso ao crédito, a empresa mineira inova no país e utiliza a solução para facilitar e potencializar a experiência tanto das incorporadoras quanto dos fornecedores.

A PropToken impacta diretamente na redução dos custos e em um maior aproveitamento do patrimônio intelectual, trazendo benefícios às incorporadoras. Segundo o CEO da RKM, Ricardo Alfeu, a empresa utiliza a plataforma atualmente para fazer as cobranças de boletos, mas, no futuro, fará um link com o ERP e CRM, trazendo várias outras aplicações, como acompanhamento dos leads gerados, relacionamento com o cliente pós-compra e outras utilidades. "Uma das vantagens também é a redução de horas trabalhadas em nível operacional, deixando assim mais tempo para os colaboradores atuarem nas estratégias", comenta.

A solução também representa vantagens no mercado de crédito atual. Com mais benefícios que o contrato normal, ela proporciona mais transparência e segurança, além de garantir mais economia ao consumidor em suas operações financeiras, tendo em vista que o contrato fica registrado em blockchain sem nenhum custo adicional.

Ainda segundo Ricardo Alfeu, a utilização de smart contracts é uma revolução na área e já está proporcionando resultados positivos à empresa. "Registramos avanços significativos na agilidade dos fluxos internos, além de termos apresentado economia na compra de insumos, financiamento etc. Além disso, aumentamos a segurança e a agilidades nos processos de compra e venda, reduzimos o trabalho burocrático e repetições de inputs dos setores financeiro e jurídico da RKM. É um facilitador, uma revolução na área", destaca.

Ricardo Alfeu - CEO da RKM (divulgação)

Recentemente a RKM lançou dois empreendimentos. Um deles é o Sereno, no Vale do Sereno - Nova Lima. Com vista privilegiada, o condomínio conta com plantas flexíveis, halls sociais decorados e interligados aos jardins, lazer completo, entre outros. São duas torres com dois apartamentos por andar de 188 m² e varanda gourmet, além de quatro coberturas duplex de 390 m².

O outro é o Largo Piauí no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Com localização privilegiada e lazer completo em um terreno de 3.368 m², o condomínio também dispõe de plantas flexíveis. São apartamentos de 207 m² ou 243 m² ou suítes que variam entre 437 m² e 512 m².

Como funciona a ferramenta

A tokenização é um processo que substitui dados reais por sua equivalência no meio digital. E é assim que o smart contract funciona, a ferramenta ajuda incorporadoras em duas frentes no momento da construção dos empreendimentos. Geralmente, para adiantar recursos, as incorporadoras recorrem a instituições financeiras dando esse fluxo futuro de dinheiro, conhecido por recebíveis, como garantia. O smart contract permite que esses recebíveis sejam tokenizados e vendidos.

A outra frente atua com as permutas acordadas com fornecedores. Para pagar insumos da obra, as incorporadoras costumam ceder apartamentos em troca. Porém, como é impossível fracionar um apartamento, na maior parte desses contratos, o preço dos insumos é inferior ao valor do imóvel. Com a tokenização esse fracionamento dos ativos é feito para que o valor pago aos fornecedores seja justo.

Depois da tokenização, o passo seguinte é a listagem desses tokens em exchanges. Os fornecedores podem continuar com esses tokens ou simplesmente vendê-los no mercado secundário. O mesmo vale para os tokens de recebíveis, que são listados e oferecidos no mercado. Antes de os tokens chegarem ao mercado, a Origin, empresa do grupo RKM na área de inovação, realiza um processo de análise da incorporadora e dos ativos que serão tokenizados. A Origin ainda não listou nenhum token nas exchanges, pois está aguardando as normas da CVM para regular este tipo de transação.

Perspectiva Fachada LARGO PIAUÍ

Perspectiva Fachada SERENO

Sobre a RKM Engenharia

Com uma história iniciada em 1992, a empresa é pautada pelo desenvolvimento em harmonia com a natureza. Com uma trajetória de inovação, solidez e pioneirismo, oferece o que há de melhor aos clientes por meio da construção de imóveis de alto padrão em Belo Horizonte e Nova Lima, colocando a qualidade construtiva e o cuidado com as pessoas em evidência, fazendo com que os empreendimentos contem com processos avançados, tecnologia de ponta e as melhores práticas do mercado para o alcance de uma cultura de excelência.

Para a RKM, construir é sinônimo de cuidado e, por isso, cria experiências completas ao pensar em cada detalhe de um novo projeto. Cuidado com o processo produtivo, com as pessoas envolvidas desde o planejamento até a execução, com o meio ambiente e com cada um dos futuros moradores são as diretrizes que norteiam a empresa. A busca constante por excelência dá lugar a rotinas mais produtivas, eliminação de desperdícios e consequente redução do custo final da obra, ao mesmo tempo em que padrões avançados de qualidade são entregues.