Palestras técnicas mostram soluções para o setor de construção a seco no Brasil

Atração esteve presente no segundo dia de atividades do 5o Congresso Latam Steel Frame & Sistemas Industrializados

As técnicas de construção a seco, há bastante tempo consolidadas em países no exterior, vêm ganhando espaço também no mercado brasileiro. Por conta disso, a qualificação profissional é cada vez mais importante.

Por conta disso, o 5o Congresso Latam Steel Frame & Sistemas Industrializados dedicou um amplo espaço em sua programação para palestras técnicas que ajudam os profissionais e gestores a compreenderem melhor o funcionamento do setor e conhecerem inovações que estão revolucionando o segmento.

A primeira apresentação do dia no Auditório 3 foi da empresa Etex Brasil. A gerente de especificação da empresa, Francieli Lucchette, falou da da norma brasileira para LSF (ABNT NBR 16.970) que trouxe ganhos significativos para construções leves. O uso de placas cimentícias com apelo estético e decorativo foi trazido pela arquiteta Cíntia Figueiredo, responsável pelo Desenvolvimento de produtos Eternit. Além do alto desempenho técnico as peças também podem ser usadas de forma criativa para agregar beleza nas edificações. O gerente de serviços ao cliente da Saint-Gobain, engenheiro Douglas Meirelles, discorreu sobre o uso de chapa de gesso em fachadas e explicou as melhores técnicas para uso em área externa. Na sequência, o diretor técnico e Operações da Espaço Smart Renan Hessel, falou de revestimentos Industrializados para Fachadas de Steel Frame.

As coberturas sustentáveis, compostas por telhas, membranas e telhado verde, também foram destaque. A abordagem foi feita pelo diretor executivo da Onduline, Rafael lucena.

Outro setor que exige conhecimento técnico de instaladores é o de fixação. As inovações tecnológicas nessa área foram apresentadas pelo engenheiro Fabrizio Eizo, gerente de Engenharia da Walsywa. Durante sua fala, ele mostrou as principais novidades e tecnologias de fixação para o sistema de Construção a seco e comparativos com alguns dos atuais sistemas de fixação utilizados no setor.

Por fim, o diretor da Construcril, Ricieri Messias Bassani, conversou com os participantes sobre o uso de químicos para construção a seco, incluindo argamassas para juntas, seladores, impermeabilizantes e massas para drywall.

Wood Frame e outros materiais

Desmitificando o Wood Frame foi a temática da palestra do diretor Técnico da Racia Sistemas Construtivos, Luiz Felipe G. Elias. Em sua abordagem ele mostrou com o a madeira pode revolucionar a construção civil no Brasil.

A aplicação de painéis para construção modular e a seco foi apresentada pelo diretor técnico da Decorlit, Lucas Bonfogo. A palestra trouxe cases de Sistemas de Painéis sanduíches para Aplicações modulares e industrializadas, tais como: Banheiro Prontos, Lojas Comerciais, Módulos (Fachada, Piso e Cobertura) e as possibilidades de acabamentos industrializados.

A importância da respirabilidade dos produtos de acabamento para a construção a seco foi o tema da palestra dos diretores da Ibratin, Roberto Monai e Marco Rolleri. Eles mostraram as patologias causadas pela falta de permeabilidade dos acabamentos nos sistemas construtivos secos.

A programação trouxe, na sequência, soluções para as fachadas de Steel Frame com a apresentação do gerente técnico da Knauf do Brasil, Omair Zorzi.

A Norma Brasileira de Chapas Cimentícias NBR 15498 / 21 foi explicada pelo diretor da Placlux e diretor de Desenvolvimento de Mercado LSF – Abcem, Fabio Din. A norma estabelece padronização, controle de qualidade e desempenho das chapas.

A engenheira Leila Brito, falou sobre regularização de obras em Steel Frame.

"Todas as obras, antes de serem iniciadas, precisam que as prefeituras emitam o Alvará de construção. Procuramos mostrar a importância desse documento e como obtê-lo para garantir obras seguras e documentadas", disse.

A palestrante apresentou as Leis, NBR, Decretos e Códigos municipais que devem levar em consideração na hora da elaboração dos projetos para aprovação

Ao final, o Gerente Executivo Instituto Cadeia Do Zinco (ICZ), Ricardo Suplicy Goes, trouxe a temática da Galvanização a Fogo Protegendo, como forma de proteção do Steel Frame.

"A galvanização a fogo, que é o aço revestido pelo zinco, aumenta a vida útil do aço pela proteção contra a corrosão", explicou.

Palestras Técnicas
(Trindade Cine)

Palestras Técnicas
(Trindade Cine)

Palestras Técnicas
(Trindade Cine)

Palestras Técnicas
(Trindade Cine)

Palestras Técnicas
(Trindade Cine)

Palestras Técnicas
(Trindade Cine)

O 5o Congresso Latam Steel Frame & Sistemas Industrializados, ocorre no Centro de Convenções Senac - SP, em São Paulo, nos dias 9 e 10 de junho. 

Mais informações podem ser obtidas no site https://www.congressosteelframe.com.br/