Cães Robôs Ajudando no Acompanhamento de obras: Já Tinha Pensado Nisso?

Cão Robô Leica Boston

Cão Robô Leica Boston

Que a indústria da construção civil vem implementando novidades nos canteiros de obras você tem acompanhado aqui no blog. Computação gráfica, robótica, automação, impressão 3D, drones e realidade virtual são apenas algumas das ferramentas que se tornarão comuns na construção civil nos próximos anos.

Mas, a adoção da inteligência artificial é algo que vem surgindo aos poucos e quando viabilizar deverá ajudar a desenvolver processos muito mais ágeis e seguros. Um bom exemplo são os módulos de escaneamento autônomos Leica BLK ARC que integrado ao SPOT da Boston Dynamics, permitem escanear ambientes praticamente sem intervenção humana (ambientes restritos, complexos ou perigosos). Os usuários podem planejar um caminho de escaneamento e enviar o "cão robô" para fazer a varredura, de forma autônoma. 

Uma das grandes barreiras ainda é o alto custo. O valor de um robô destes é o preço de um automóvel, pois, a tecnologia empregada é de ponta. Só quando escalar a solução deveremos ver alguns destes nas obras. 

Por enquanto o uso destes robôs estão voltados para aplicações como segurança de fronteiras, esquadrões anti-bombas e atividades similares. 

Veja o funcionamento do cão robô no vídeo!