Como lidar com o problema de fissuras e manchas em fachadas com acabamento e pintura

A escolha de uma tinta resistente a condições climáticas e água evita o desgaste do tempo e garante o melhor revestimento para as construções

A manutenção da fachada é uma grande preocupação de quem opta por fazer o acabamento com pintura. A ação do tempo, com suas mudanças climáticas e poluição, muitas vezes resulta em fissuras e manchas escuras; principalmente em cidades litorâneas, onde a maresia acelera ainda mais o desgaste sofrido pelas fachadas e prejudica a estética do imóvel.

“Um dos problemas mais comuns em fachadas revestidas com emboço tradicional são as fissuras superficiais, que aparecem com o tempo e acabam degradando a estética da construção, além de muitas vezes facilitar o surgimento das infiltrações”, explica William Medeiros, Gerente Técnico, Comercial e Marketing da Sto Brasil. “A causa mais comum do aparecimento dessas fissuras é a retração plástica da argamassa, que ocorre devido à restrição do chapisco ou das bases, imposta no movimento de redução natural do volume do esboço.”

Por esse motivo, a escolha de uma tinta resistente a condições climáticas, água e retrações superficiais é fundamental para garantir uma maior e melhor vida útil do revestimento da fachada. Essa tem sido, inclusive, uma grande preocupação das empresas de tintas, investindo numa tecnologia que garanta produtos não apenas com apelo estético, mas com alto desempenho.

Um exemplo disponível no mercado nacional é a linha StoCoat Acryl Plus, uma tinta látex flexível de alto rendimento e cobertura desenvolvida pela Sto Brasil. Sua tecnologia previne o contato do emboço com a ação direta das chuvas e a variação de umidade do meio ambiente, o que resulta numa proteção muito mais eficaz e duradoura contra as intempéries como chuvas, raios UV, umidade, maresia e poluentes.

Além disso, por ser um revestimento à base de resina acrílica 100% e aditivos elastoméricos, StoCoat Acryl Plus é superflexível, sendo capaz de dissimular fissuras de até 2mm, tanto em alvenaria exterior quanto interior. Seus pigmentos importados de alta resistência contra desbotamento evitam o amarelamento das fachadas. Isso porque o uso do Dióxido de Titânio em sua composição garante maior capacidade de cobertura, com cores mais limpas e resistentes.

Disponível em mais de 800 cores em tons neutros e intensos, o produto tem acabamento liso, acetinado e pigmentação feita por computadores. Isso faz com que sua aplicação seja mais rápida e eficiente, oferecendo ótimos resultados com apenas uma demão, dispensando custos com manutenção ao longo dos anos. Por ser permeável ao vapor e impermeável a água, as cores duram até 3 vezes mais do que uma tinta comum, sem desbotar, nem mesmo os tons mais escuros.

E mais do que isso, por ter tem baixo nível de Compostos Orgânicos Voláteis (COV), faz ainda com que a tinta seja segura para os trabalhadores e para o meio ambiente.

Abaixo, alguns exemplos de projetos utilizando StoCoat Acryl Plus:

Carpe Diem | Construtora Yticon

High Garden | Construtora Melnick Even

Absolute Business Hotel | Construtora Procave

Sobre a STO Brasil
Fundada a partir de uma fábrica de cimento em 1835 na Alemanha e presente em 87 países, o grupo Sto é líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico para fachadas, sistemas e produtos para revestir paredes de alvenaria e de concreto e uma ampla linha de produtos complementares - entre eles argamassa, rejuntamentos, impermeabilizantes, tintas e texturas - oferece soluções completas para criar, manter e aumentar o valor e o impacto estético de edificações. Com a criação da subsidiária Sto Brasil, em 2014, a empresa disponibilizou para o mercado nacional todas suas soluções técnicas de sistemas desenvolvidas ao redor do mundo, com uma equipe versátil e especializada em auxiliar os clientes em projetos que primam pela eficiência energética, estética e durabilidade. Com a missão de Construir com Consciência, a Sto Brasil atua respeitando valores e princípios como qualidade e sustentabilidade. Por isso, todas as suas instalações possuem certificados de ISO: 9001, que garantem o seguimento das altas normas de qualidade em toda sua produção. Além disso, o Instituto Sto Brasil oferece educação continuada dedicada a formar parceiros na indústria da construção, com as boas práticas e manuseio adequado dos produtos Sto. 

Para mais informações: https://www.stobrasil.com.br