Sto Brasil e Trisul apresentam case JT230 no Fili 2022 - Fórum de Inovação e Liderança da Incorporação

William Medeiros, Gerente Técnico, Comercial e de Marketing da Sto Brasil, e Felipe Bonfim dos Santos, Coordenador de Obras da Trisul, apresentam o pitch “Inovação alinhada ao conceito ESG” na 3ª edição do FILI – Fórum de Inovação e Liderança da Incorporação abordando as principais tendências do setor de construção industrializada, com destaque para o projeto do JT230, realizado pela construtora com a utilização das tecnologias Sto.

Apesar de bem localizado na região da Vila Mariana e com um projeto arrojado, a construção do JT230 trazia dois grandes desafios para a Trisul: o terreno estava situado numa região com acesso restrito a caminhões (somente entregas noturnas) e sua arquitetura previa vigas somente em alguns andares.

No processo construtivo tradicional, seria necessário a utilização de fôrmas de concreto e escoramento do térreo até o topo, mesmo onde não existem vigas. Dessa forma, o custo com escoramento e as dificuldades inerentes seriam muito maiores. Isso porque com o uso de chapisco e emboço, o peso dos materiais de construção necessários para revestir a fachada seria 9 vezes maior, demandando cerca de 50 entregas adicionais e mais de 700 toneladas adicionais, inclusive com o entulho gerado.

Como solução, a Sto Brasil desenvolveu um projeto customizado contando com as tecnologias StoPanel e StoTherm juntas para garantir que a construção fosse realizada de forma mais sustentável e dentro das premissas de respeito ao meio ambiente. As vigas foram pré-fabricadas com StoPanel Technology, e revestidas in loco - após fixadas na estrutura - com StoTherm Classic, garantindo um processo construtivo mais rápido e com menos resíduos. Além disso, considerando a restrição logística da localização do empreendimento, foi possível ainda a redução de transporte tanto vertical quanto horizontal durante a construção.

Toda essa eficiência produtiva se dá devido ao sistema StoPanel, que oferece um alto nível de desempenho térmico e assegura mais resistência contra infiltrações e fissuras, reduzindo em 80% o tempo de construção comparado aos métodos tradicionais e diminuindo em até 90% o peso do revestimento da fachada, tudo isso com apenas 10% do número de operários de uma instalação convencional, graças à sua fácil aplicação. Já o sistema StoTherm, que também garante o mesmo desempenho e resistência, tem ainda como diferencial sua flexibilidade, capaz de absorver as deformações típicas das fachadas, reduzindo o peso da fachada e permitindo obter qualquer formato e volumetria. Juntas, essas tecnologias Sto garantem mais de 50 anos de vida útil ao projeto.


Sto Panel
StoTherm

 Situado na Vila Mariana, o JT 230 possui os principais atributos que o paulistano procura: cultura, lazer e educação numa localização privilegiada. O projeto conta com apartamentos amplos e bem planejados, com destaque para uma área de lazer completa, pensando em todos seus detalhes dentro da filosofia Trisul de sustentabilidade. Nesse contexto, a fachada do edifício tem papel fundamental, num projeto em parceria com a Sto Brasil, uma das mais inovadoras empresas em revestimentos com isolamento térmico.


Fachada do JT 230, da Trisul, revestida com StoTherm Classic

O FILI - Fórum de Inovação e Liderança da Incorporação - é um evento criado com o propósito de apresentar experiências concretas de iniciativas inovadoras e viabilizar cada vez mais os negócios da cadeia da incorporação imobiliária. Um espaço para compartilhar a visão do futuro do mercado imobiliário, com o desenvolvimento da tecnologia e inovação. Em formato híbrido, o evento será realizado no dia 05 de julho, das 09h às 13h, sendo o presencial no hotel Grand Mercure Vila Olímpia. 


Sobre a STO Brasil
Fundada a partir de uma fábrica de cimento em 1835 na Alemanha e presente em 87 países, o grupo Sto é líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico para fachadas, sistemas e produtos para revestir paredes de alvenaria e de concreto e uma ampla linha de produtos complementares - entre eles argamassa, rejuntamentos, impermeabilizantes, tintas e texturas - oferece soluções completas para criar, manter e aumentar o valor e o impacto estético de edificações. Com a criação da subsidiária Sto Brasil, em 2014, a empresa disponibilizou para o mercado nacional todas suas soluções técnicas de sistemas desenvolvidas ao redor do mundo, com uma equipe versátil e especializada em auxiliar os clientes em projetos que primam pela eficiência energética, estética e durabilidade. Com a missão de Construir com Consciência, a Sto Brasil atua respeitando valores e princípios como qualidade e sustentabilidade. Por isso, todas as suas instalações possuem certificados de ISO: 9001, que garantem o seguimento das altas normas de qualidade em toda sua produção. Além disso, o Instituto Sto Brasil oferece educação continuada dedicada a formar parceiros na indústria da construção, com as boas práticas e manuseio adequado dos produtos Sto. 

Para mais informações: https://www.stobrasil.com.br