Urbem capta R$ 70 milhões em dividas verdes


Loja Dengo - CLT - Urbem

Considerada intrinsecamente verde a Urbem adentra a categoria pure play, ou seja, melhor escala possível na avaliação de companhias, com comprovado alinhamento das práticas ESG (sigla, em inglês, para meio-ambiente, social e governança), validando que a industrialização e comercialização do CLT (na sigla em inglês, ou madeira lamelada colada cruzada) e do GLULAM (madeira lamelada colada) obedecerão às melhores práticas de gestão e produção. Os valores obtidos na captação serão destinados para implementação do plano de negócios da nova fábrica no Paraná, que começará a operar ainda em 2022.

Em tempos de reconhecimento dos negócios ESG, ter uma terceira parte independente atestando esta condição, é sem dúvida motivo de muito orgulho. Essa é uma grande conquista para a Urbem que, mesmo ainda em fase pré-operacional, comprova o seu comprometimento com o estabelecimento de um novo setor que agregue valor à floresta e às edificações.

A Urbem possui um Comitê ESG que irá propor à Diretoria indicadores e planos de ação para melhorar sua atuação socioambiental, que podem incluir metas e certificações reconhecidas de gestão, por exemplo. Em paralelo, o Conselho de Administração já firmou objetivos, como o detalhamento da certificação FSC para a cadeia de custódia da fábrica da Urbem na segunda metade de 2023.

A empresa agradeceu aos stakeholders e colaboradores pelo resultado desta iniciativa. Para o CFO da Urbem, Alexandro Holanda, que acompanhou e conduziu todas as etapas desse processo de perto, conta que: “Foram muitos meses de esforço e dedicação para concluir esta captação da dívida. Conversei com diversas instituições financeiras, abri o leque ao máximo. Diversos calls com diferentes áreas, das quais interagi desde o começo do ano. Uma agenda insana, mas necessária, pois permitiu esclarecer as dúvidas sobre o plano de negócios e passou a confiança necessária para a obtenção do crédito, sem aval de acionistas, com garantias reais, para um projeto que ainda estava em fase pré-operacional. Estou muito orgulhoso desta conquista. Inédita em minha carreira. Para mim, em particular, tem sido uma jornada profissional singular. Com 32 anos de atuação na área financeira, a Urbem me proporciona experiências e desafios novos a cada dia. E estamos apenas começando nossa operação.”

A expectativa é que o mass timber alcance percentuais relevantes de participação no mercado da construção civil, assim como em países onde a tecnologia já é consolidada, como Áustria, Inglaterra, Chile, Canadá e Estados Unidos.