Pular para o conteúdo principal

Urbem capta R$ 70 milhões em dividas verdes


Loja Dengo - CLT - Urbem

Considerada intrinsecamente verde a Urbem adentra a categoria pure play, ou seja, melhor escala possível na avaliação de companhias, com comprovado alinhamento das práticas ESG (sigla, em inglês, para meio-ambiente, social e governança), validando que a industrialização e comercialização do CLT (na sigla em inglês, ou madeira lamelada colada cruzada) e do GLULAM (madeira lamelada colada) obedecerão às melhores práticas de gestão e produção. Os valores obtidos na captação serão destinados para implementação do plano de negócios da nova fábrica no Paraná, que começará a operar ainda em 2022.

Em tempos de reconhecimento dos negócios ESG, ter uma terceira parte independente atestando esta condição, é sem dúvida motivo de muito orgulho. Essa é uma grande conquista para a Urbem que, mesmo ainda em fase pré-operacional, comprova o seu comprometimento com o estabelecimento de um novo setor que agregue valor à floresta e às edificações.

A Urbem possui um Comitê ESG que irá propor à Diretoria indicadores e planos de ação para melhorar sua atuação socioambiental, que podem incluir metas e certificações reconhecidas de gestão, por exemplo. Em paralelo, o Conselho de Administração já firmou objetivos, como o detalhamento da certificação FSC para a cadeia de custódia da fábrica da Urbem na segunda metade de 2023.

A empresa agradeceu aos stakeholders e colaboradores pelo resultado desta iniciativa. Para o CFO da Urbem, Alexandro Holanda, que acompanhou e conduziu todas as etapas desse processo de perto, conta que: “Foram muitos meses de esforço e dedicação para concluir esta captação da dívida. Conversei com diversas instituições financeiras, abri o leque ao máximo. Diversos calls com diferentes áreas, das quais interagi desde o começo do ano. Uma agenda insana, mas necessária, pois permitiu esclarecer as dúvidas sobre o plano de negócios e passou a confiança necessária para a obtenção do crédito, sem aval de acionistas, com garantias reais, para um projeto que ainda estava em fase pré-operacional. Estou muito orgulhoso desta conquista. Inédita em minha carreira. Para mim, em particular, tem sido uma jornada profissional singular. Com 32 anos de atuação na área financeira, a Urbem me proporciona experiências e desafios novos a cada dia. E estamos apenas começando nossa operação.”

A expectativa é que o mass timber alcance percentuais relevantes de participação no mercado da construção civil, assim como em países onde a tecnologia já é consolidada, como Áustria, Inglaterra, Chile, Canadá e Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Esclarecimento da CAIXA (necessidade de pavimentação para Programa Minha Casa, Minha Vida)

Os pedidos de financiamento em nome de pessoas físicas, cujas propostas já estavam aprovadas até 11.02.2011 terão tramitação normal A Caixa Econômica Federal esclarece que, para os casos de projetos habitacionais cuja produção é financiada pela CAIXA, a exigência de que o empreendimento esteja localizado na malha urbana, seja dotado de vias de acesso pavimentadas e de soluções para abastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial e sanitário já prevalecia desde o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Portanto, para esses, não houve alterações, inclusive no segmento de 0 a 3 salários mínimos (SM) com recursos do Orçamento Geral da União. Portanto, esta regra não terá nenhum impacto nos financiamentos de produção de empreendimentos no âmbito do PMCMV, tanto para o segmento de 0 a 3 SM quanto no segmento de 3 a 10 SM, pois para estes referida regra já está em vigor desde o lançamento do programa. Quanto à nova exigência, em vigor desde o dia 14, ...

Promoção de Primeiro Aniversário do Blog

O blog Acontece na Construção completa neste mês de março o primeiro ano de existência. Foram postados 170 artigos, notícias e vídeos, muitos deles polêmicos, outros curiosos e com inúmeros comentários e sugestões. Tratamos de temas como mercado, inovações empresariais, negócios, marketing digital, mídias sociais e sustentabilidade. Mas, sempre tendo como foco o setor construtivo. Nossa proposta neste canal de relacionamento é ter autenticidade, inserir opiniões e trazer temas da atualidade para discussão.  Compartilho este momento de alegria do primeiro aniversário e quero comemorar com todos. Porém, nesta data quem serão presenteados são vocês, que poderão ganhar uma vaquinha de pelúcia, símbolo da campanha que contribui para a obra social do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba - a Campanha da Vaquinha .  Paulo Goulart - divulgação Letícia Sabatela - divulgação Vaquinhas de pelúcia J. QUEST - divulgação Como particip...

Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura! Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço.  A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia. Projeto Diferenciado No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura.  Design criativo Casa-contêiner Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE. Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres.  Em Florianópolis, a   arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir...