@edvaldocorrea
Estudo do Mercado de Construção de Casas Industrializadas na Espanha Estudo do Mercado de Construção de Casas Industrializadas na Espanha

Estudo do Mercado de Construção de Casas Industrializadas na Espanha


Recentemente o Clúster de la Edificación desenvolveu um estudo denso sobre as características e vantagens da construção industrializada na Espanha, com foco em residências unifamiliares. Como vem ocorrendo aqui no Brasil, existem investidores apostando na indústria 4.0 como uma alternativa para o setor construtivo dar o próximo passo na linha da digitalização e da produtividade.

Na Espanha o mercado ainda é de cerca de 1%, muito aquém de países como Alemanha (9%), Japão (15%), EUA (5%), Holanda(50%) e Reino Unido (7%), para citar apenas alguns exemplos. Expectativa dos organizadores do estudo é que este mercado chegue a 40% e com 140 empresas em 2030. Desafiador!

Recomendo a leitura do material! Certamente nos ajudará a refletir sobre gargalos, desafios e oportunidades aqui no Brasil. São vários os pontos que podemos fazer correlações.

Tudo muito em linha com o que temos estudado em temas como funding inadequado, projetos "ainda pensados" para o tradicional, setor de offsite ainda se estruturando, entre tantos outros.

Com 90 associados, o cluster espanhol tem como foco desenvolver a cadeia de valor da construção civil. Para tanto, disponibiliza informação sobre as últimas tendências em P&D e promove a inovação e formação nesta área.

Você pode acessar o material completo do estudo acessando o site do cluster (gratuito).

0 Comentários