Estudo do Mercado de Construção de Casas Industrializadas na Espanha


Recentemente o Clúster de la Edificación desenvolveu um estudo denso sobre as características e vantagens da construção industrializada na Espanha, com foco em residências unifamiliares. Como vem ocorrendo aqui no Brasil, existem investidores apostando na indústria 4.0 como uma alternativa para o setor construtivo dar o próximo passo na linha da digitalização e da produtividade.

Na Espanha o mercado ainda é de cerca de 1%, muito aquém de países como Alemanha (9%), Japão (15%), EUA (5%), Holanda(50%) e Reino Unido (7%), para citar apenas alguns exemplos. Expectativa dos organizadores do estudo é que este mercado chegue a 40% e com 140 empresas em 2030. Desafiador!

Recomendo a leitura do material! Certamente nos ajudará a refletir sobre gargalos, desafios e oportunidades aqui no Brasil. São vários os pontos que podemos fazer correlações.

Tudo muito em linha com o que temos estudado em temas como funding inadequado, projetos "ainda pensados" para o tradicional, setor de offsite ainda se estruturando, entre tantos outros.

Com 90 associados, o cluster espanhol tem como foco desenvolver a cadeia de valor da construção civil. Para tanto, disponibiliza informação sobre as últimas tendências em P&D e promove a inovação e formação nesta área.

Você pode acessar o material completo do estudo acessando o site do cluster (gratuito).