Príncipe Herdeiro da Arábia Saudita Revela Detalhes do "The Line" (Projeto Neom)

Após o lançamento em janeiro de 2021, o ambicioso projeto "THE LINE", que muda o conceito do que chamamos de cidade, finalmente foi detalhado pelo Príncipe Herdeiro da Arábia Saudita - Mohammed bin Salman. Ele revelou que o mega projeto que custará a bagatela de 500 bilhões de dólares, abrigará 9 milhões de moradores e será implantado em uma área de 34 quilômetros quadrados. A cidade terá 200 metros de largura, 170 quilômetros de extensão e ficará 500 metros acima do nível do mar.

Em comunicado recente o príncipe também afirmou que o projeto se trata de "uma revolução civilizacional, que coloca os seres humanos em primeiro lugar, proporcionando um ambiente urbano sem precedentes. experiência de vida, preservando a natureza circundante". 

O projeto da cidade será completamente digitalizado e adotados conceitos de construção industrializada. Quanto ao design urbano, os arquitetos usaram a ideia de sobrepor as funções da cidade verticalmente, dando as pessoas a possibilidade de se moverem perfeitamente em três dimensões (para cima, para baixo ou através) - Zero Gravity Urbanism. Este conceito sobrepõe parques públicos e áreas de pedestres, escolas, residências e locais de trabalho, para que se possa mover sem esforço para alcançar todas as necessidades diárias em cinco minutos. Serão proibidos o uso de carros e para tanto, além dos moradores circularem em uma caminhada rápida, também usarão uma espécíe de trem subterrâneo de alta velocidade (deslocamentos de ponta a ponta de no máximo 20 minutos). Tudo com muita inteligência artificial e robôs, que prometem facilitar o dia-a-dia dos moradores.




A cidade é parte do Projeto Neom e do Saudi Vision 2030, que é um plano que busca diversificar a economia da Arábia Saudita e reduzir sua dependência do petróleo. Serão dois edifícios paralelos, com espelhos nas paredes externas. O conceito se baseia em um impacto reduzido tanto na construção quanto no uso. 

O projeto é uma proposta de um novo modelo de vida urbana que se baseia na sustentabilidade, sendo carbono zero — sem veículos motorizados e estradas e funcionando com energia 100% renovável e preservando 95% das terras locais. Tem ligação com o Mar Vermelho. 

Parece algo surreal pelo empreendimento estar no meio do deserto. Mas, outro ponto crítico são as leis saudistas. Assim, uma das propostas é que a cidade tenha leis próprias, com independência. 

O "THE LINE" lança luz sobre as novas formas de morar! É uma grande provocação! 

Assista ao vídeo e se impressione!


E você? Acredita que este projeto saia do papel? Deixe o seu comentário!