Blog: Região Francesa Dá Exemplo de Visão Sustentável


Quando falamos em desenvolvimento sustentável, um grande exemplo para o mundo vem da região de Côte d´Azur, na França. O chamado Eco Vale (em Nice), é um território de 10 mil hectares, que se organiza e pensa o futuro. 

Eco Vale
Nice

Nice
Por iniciativa da prefeitura de Nice, mudanças profundas tem sido implementadas na cidade, com o desejo de criar um novo modelo de desenvolvimento e planejamento, que direcione para uma visão estratégica de formação e pesquisa orientada para as tecnologias sustentáveis, saúde e "crescimento verde".

Isto impacta o uso do solo, o desenvolvimento, a habitação e o lazer na belíssima região, reposicionando para um papel mais de "vanguarda". 
Empresas de Tecnologia da Informação, Turismo, Serviços Eco-tecnológicos, Ciências da Vida, saúde e outros, tem se instalado no local, que possui ótima infraestrutura. 

E, para citar um exemplo recente, de uma iniciativa, trago como referência a implantação de um projeto de uso de placas fotovoltaicas nos edifícios da Câmara de Comércio e Indústria de Nice. De um total de 20 mil m² de telhado, 9 mil m² estão sendo instalados com células solares, da empresa Valsolar. Com uma produção limitada de energia elétrica, a rede na região é frágil. Assim, a criação destes verdadeiros centros de produção de energia reduzirão o risco de apagões e cortes.

Placas solares


Placas solares


Placas solares

Placas solares

Placas solares
Iniciativa, engenharia e preocupação com o futuro! Um bom exemplo para o Brasil.