Pular para o conteúdo principal

Produtividade no Setor da Construção Civil: uma Necessidade

Tenho estudado a performance do setor da construção civil no Brasil, mais especificamente do subsetor edificações. Alguns estudos feitos pelo Instituto MacKinsey e pela Universidade Federal Fluminense comparam nossa produtividade com as dos Estados Unidos da América e países da União Européia.

Nossos principais sintomas são ainda: baixa produtividade e qualidade, informalidade, falta de modularidade de componentes, pouca utilização de conceitos da Tecnologia da Informação, alta incidência de tributos e encargos e reduzida utilização de máquinas e ferramentas.

Com o Programa Minha Casa Minha Vida, um déficit habitacional que ultrapassa a casa de 6 milhões de moradias e fontes alternativas de financiamentos privados, será necessário sim racionalizar a construção e pensar em um novo paradigma organizacional.

Nossa produtividade é equivalente a 15 % na norte-americana, os prazos de licenciamento de edificações levam uma eternidade e nosso índice de novas patentes está muito abaixo da dos países desenvolvidos.

Existem avanços, claro, mas esbarra no modelo “custe-o-que-custar”. Nos Estados Unidos a margem de lucro líquida é de cerca de 5 %. No Brasil, varia de 10 a 15 %. Utiliza-se aqui o chamado “cost plus”, ou seja, a obra pode custar o que custar (preço = custo + administração + lucro). Mas, isto está mudando. E o cenário é muito animador para os próximos anos, com um setor ainda mais organizado e produtivo. Para isto, entretanto, há a necessidade de uma grande mudança na forma de pensar, na cultura de empresários e trabalhadores.

Mãos à obra!

Comentários

  1. Temos vários desafios pela frente.
    Acredito que a grande maioria das PME's não utilizam as ferramentas da Informação por falta de incentivo.
    Já os tributos, sufocam o pequeno empresário que para crescer teria que fazer milagres gerenciais.
    Uma boa estratégia e um bom plano de negócios poderia ser uma saída.

    ResponderExcluir
  2. Sim. Estratégia e plano de negócios são fundamentais para começar. Tendo uma definição de onde e como chegar, facilita o atingimento de resultados. O uso de TI pelas empresas depende de uma maior relação com as universidades e associações setoriais. Existem bons sistemas a preços convidativos. Em Curitiba, o município apóia através do ISS Tecnológico, para compra de equipamentos e softwares. Também existem leis federais. A questão tributaria, esta sim, e complexa. Mesmo com avanços nos últimos anos estamos longe do ideal. Não vejo como não investir em inovação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões...
Todos os comentários são lidos e moderados.
Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Esclarecimento da CAIXA (necessidade de pavimentação para Programa Minha Casa, Minha Vida)

Os pedidos de financiamento em nome de pessoas físicas, cujas propostas já estavam aprovadas até 11.02.2011 terão tramitação normal A Caixa Econômica Federal esclarece que, para os casos de projetos habitacionais cuja produção é financiada pela CAIXA, a exigência de que o empreendimento esteja localizado na malha urbana, seja dotado de vias de acesso pavimentadas e de soluções para abastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial e sanitário já prevalecia desde o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Portanto, para esses, não houve alterações, inclusive no segmento de 0 a 3 salários mínimos (SM) com recursos do Orçamento Geral da União. Portanto, esta regra não terá nenhum impacto nos financiamentos de produção de empreendimentos no âmbito do PMCMV, tanto para o segmento de 0 a 3 SM quanto no segmento de 3 a 10 SM, pois para estes referida regra já está em vigor desde o lançamento do programa. Quanto à nova exigência, em vigor desde o dia 14, ...

Promoção de Primeiro Aniversário do Blog

O blog Acontece na Construção completa neste mês de março o primeiro ano de existência. Foram postados 170 artigos, notícias e vídeos, muitos deles polêmicos, outros curiosos e com inúmeros comentários e sugestões. Tratamos de temas como mercado, inovações empresariais, negócios, marketing digital, mídias sociais e sustentabilidade. Mas, sempre tendo como foco o setor construtivo. Nossa proposta neste canal de relacionamento é ter autenticidade, inserir opiniões e trazer temas da atualidade para discussão.  Compartilho este momento de alegria do primeiro aniversário e quero comemorar com todos. Porém, nesta data quem serão presenteados são vocês, que poderão ganhar uma vaquinha de pelúcia, símbolo da campanha que contribui para a obra social do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba - a Campanha da Vaquinha .  Paulo Goulart - divulgação Letícia Sabatela - divulgação Vaquinhas de pelúcia J. QUEST - divulgação Como particip...

Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura! Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço.  A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia. Projeto Diferenciado No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura.  Design criativo Casa-contêiner Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE. Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres.  Em Florianópolis, a   arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir...