SISTEMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ITALIANO: A EXPERIÊNCIA DO CIPET COM CONSTRUÇÃO CIVIL

Por ter estudado na UTFPR (antigo CEFET), referência em qualidade na educação e trabalhado no SENAI (maior instituição de educação profissional do Brasil) e ter dedicado parte de meus estudos à educação do trabalhador, trago hoje a vocês uma reflexão sobre a educação para o trabalho e uma experiência italiana que conheci a dez anos.

Em um momento onde o setor da construção reavalia e propõe possibilidades de capacitação de mão-de-obra, a experiência da Itália pode nos ajudar a ter novos olhares para este universo. Pontualmente, trago o caso do CIPET - Centro de Istruzione Professionale Edile Torino, que somado a outra várias escolas no país faz da Itália uma ilha de prosperidade na educação do trabalhador, com vistas ao processo inclusivo e de relações do trabalho.. 

A Itália atua com uma capacitação para jovens onde o Centro de Formação de Torino tem uma importância histórica. Foi a primeira escola de artes e ofícios do país e totalmente voltada para jovens não assistidos. Em 1910, começaram os primeiros cursos voltados a canteiros-de-obras, sendo ampliado gradativamente para operários que atuavam nas empresas do setor. Após a última grande guerra foi necessária a reconstrução e o desenvolvimento do país. A construção teve papel fundamental! Estas escolas, também.

Evoluiu o sistema de educação profissional, sindical e de relações de trabalho neste período. Na sequencia, foi criado o Conselho Escolar para Construção e Afins e foi formado pelos empresários e sindicatos. O CIPET continua fornecendo trabalhadores qualificados para as empresas que operam na região. Profissionais altamente capacitados, com valores sólidos, preocupados com segurança, qualidade e meio ambiente, além de extremamente motivados. A visão sindical e de direitos do trabalhador é outro grande diferencial.

Ter esta visão de um sistema de ensino aberto, capaz de incorporar e atender as diferentes necessidades que surgem a partir das necessidades locais é um dos grandes ganhos do CIPET e clientes. Uma boa interação com estas referências internacionais nos ajuda a crescer como país.

Uma boa semana a todos.