Construtora Paranaense Investe em Projetos Sociais




Fundada há praticamente 40 anos, em Campo Mourão (PR), a Construtora Piacentini Ltda. já executou mais de um milhão de metros quadrados de obras para os setores público e privado em vários estados brasileiros. Atualmente a empresa está sediada em Curitiba e tem como marca principal não apenas um vasto portifólio de obras de médio e grande porte, mas também o desenvolvimento de inúmeros projetos de responsabilidade social.

São ações concretas voltadas à preservação dos recursos naturais, acessibilidade, inserção de portadores de necessidades especiais, reinserção de incapacitados temporários, incentivo a leitura e a capacitação de cidadãos para o mercado de trabalho.


Mão-de-obra

Através do projeto “Piacentini Construindo o Amanhã”, por exemplo, a empresa está formando pedreiros e outros profissionais da área da construção civil. Homens e mulheres – a maioria sem qualquer experiência anterior na atividade – são contratados e registrados como serventes e passam a aprender a profissão no canteiro de obra, sob a orientação direta de pedreiros de alto nível, com a supervisão de mestres de obras e engenheiros.

Na primeira fase, os participantes aprendem a assentar tijolos. Assim que alcançam bom desempenho no assentamento de tijolos, os participantes do projeto passam a executar o chapisco e reboco de paredes. Na sequência vão trabalhar no assentamento de esquadrias e na colocação de piso cerâmico e revestimento de paredes (azulejo).

O projeto foi lançado em junho de 2010, no canteiro de obras do Moradias “Avelino Piacentini”, em Campo Mourão. Os participantes recebem kit de ferramentas (prumo de 750 gramas, nível, linha, trena de cinco metros e colher de pedreiro).



Ainda na área da preparação do cidadão para o mercado de trabalho, o canteiro do Moradias “Avelino Piacentini” abriga a Escola de Ofícios, criada através de parceria entre o Senai, Coordenadoria Regional da Fiep e a Construtora Piacentini. O projeto foi proposto pela empresa no início de 2010 e um grupo de trabalhadores, de idades variadas, estão participando da primeira turma do curso de Formação de Pedreiros.



Mulheres

A Construtora Piacentini também vem utilizando mão-de-obra feminina na construção do Moradias “Avelino Piacentini”. Inicialmente foram contratadas 20 mulheres e todas foram registradas como serventes. Porém, aquelas que comprovaram conhecimento do serviço foram reenquadradas, melhorando a remuneração mensal. Seguro e bolsa alimentação são alguns dos benefícios oferecidos pela empresa.

Aquelas que não têm experiência anterior na área da construção civil aprendem a profissão no canteiro de obras e são reenquadradas de acordo com a evolução demonstrada.


APAE

A empresa também mantém parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Mourão para que alunos atendidos pela instituição preparem os kits de materiais hidráulicos utilizados na construção das unidades habitacionais do Moradias “Avelino Piacentini”. Cada kit tem todos os canos cortados já na medida exata para a montagem do sistema hidráulico de uma casa do empreendimento.

Os kits são preparados pela Apae Rural de Campo Mourão, que é remunerada pela empresa por unidade produzida pelos alunos. Baseados em um quadro padrão, os alunos cortam, lixam e limpam os canos já na medida exata, que são ainda separados em kits para cada moradia. 


Compromisso

Os engenheiros e irmãos Namir e Nilmar Piacentini, que comandam a Construtora Piacentini, salientam que a empresa está comprometida com a sociedade e com os futuros ocupantes de suas edificações.

Vários exemplos desse comprometimento podem ser constatados no conjunto habitacional em fase final de construção em Campo Mourão, através do programa federal Minha Casa Minha Vida. As 436 casas contam com aquecedor solar de água, as calçadas dispõe de guias rebaixadas para garantir a acessibilidade e ainda faixa de piso Podotátil (para beneficiar os deficientes visuais), a cobertura é com telhas de concreto (mais resistentes e que asseguram maior conforto térmico) e, toda a madeira utilizada nos telhados é oriunda de reflorestamento e possui certificação de origem (o que contribui com a proteção da natureza).

Em uma área localizada ao lado das moradias será realizado reflorestamento com mudas de eucalipto Citirodora, que expele um agradável aroma (a planta é utilizada para a preparação do concentrado usado em saunas, por exemplo). 


Funcionários

Além de cumprir toda a legislação no que diz respeito a direitos trabalhistas, a Construtora Piacentini tem uma política de valorização de seus funcionários. Para incentivar a leitura, a empresa está promovendo a instalação de uma biblioteca no canteiro da obra em Campo Mourão.

A reintegração laboral, apoiando trabalhadores da comunidade afastados de suas funções por motivo de saúde para que voltem a desenvolver suas atividades profissionais, é ação social mantida pela Construtora Piacentini. 

Através de parceria com o Sesi, um consultório dentário móvel estará a partir da próxima semana no conjunto habitacional em construção em Campo Mourão para atender – em período integral - aos funcionários e familiares. Será realizado todo tipo de serviço dentário. “Para viabilizar mais esse benefícios aos funcionários, a Construtora Piacentini contou com a colaboração estreita do coordenador regional da Fiep, Ater Cristófoli, e seus assessores. A empresa não economizou esforços e recursos, assumindo por exemplo todo ônus de mensalidades dos participantes do projeto, que terão os serviços odontológicos subsidiados. Desta forma serão acessíveis”, explica Nimar Piacentini.


Funcionário Destaque.

Todos os meses, os funcionários quem não faltaram ao trabalho participam de um sorteio de prêmios diversos. Um dos prêmios é em dinheiro e chega a representar até 30 por cento do salário da categoria de Oficial. Sacos de cimento, tijolos, cal e ferramentas diversas – que a empresa consegue junto aos fornecedores – são outros prêmios oferecidos. A ação visa diminuir o absenteísmo no canteiro de obras do Moradias Avelino Piacentini e aperfeiçoar o relacionamento com o pessoal.