Diante de um mercado aquecido e concorrência acirrada, algumas imobiliárias
começaram a apostar na instalação de lojas e quiosques fixos em shoppings. Para
o especialista em negócios imobiliários, Edvaldo Correa, esse cenário de forte
crescimento do setor fez com que as empresas do ramo buscassem formas
alternativas e inovadoras de elevar a quantidade e o nível de prospecção de
clientes para atingir as metas de vendas.
Correa reforça que as empresas passaram a atuar em locais onde há mais
segurança e fluxo de potenciais clientes, e os shoppings centers estão dentro
desse perfil. “Existem vários feirões de imóveis e quiosques para lançamentos
específicos, com maquetes detalhadas. O que difere os atuais pontos fixos de
venda dos tradicionais quiosques temporários é a possibilidade de uma melhor
gestão da marca, além da prospecção e concretização de negócios”, avalia.
Márcio Souza, diretor de marketing da Galvão Vendas, que há cerca de um mês
inaugurou pontos de atendimento no Shopping Palladium e no Cidade, em Curitiba,
diz que a ideia é aproveitar o grande fluxo de pessoas que circula pelos locais,
unida à estratégia de proximidade com os bairros onde serão lançados
empreendimentos. “Há dois ou três anos as pessoas tinham o hábito de ir direto
ao estande de venda dos imóveis. Agora é o inverso. Nós estamos indo até o
cliente para despertar nele a vontade de ir ao estande. Temos toda a estrutura
para o cliente fechar negócio ali mesmo, mas na maioria dos casos funciona como
captação e chamariz para o consumidor conhecer o apartamento decorado”, explica
Souza.
No Palladium, a permanência da empresa será de pelo menos um ano, enquanto no
Cidade ficará por três meses, podendo ter a atuação prolongada em ambos. “São
locais estratégicos e o atendimento exige um suporte grande por estarmos longe
da base da empresa, afinal, o cliente não pode ficar sem resposta. A
receptividade tem sido boa. As pessoas sentam e procuram conhecer vários
produtos, não apenas um lançamento específico”, conta o diretor de marketing da
Galvão Vendas. Souza estima que, durante a semana, são realizados, em média, 20
atendimentos diários, enquanto nos fins de semana o número ultrapassa 50 por
dia. Essa média do fim de semana é a mesma das outras lojas da Galvão fora dos
shoppings.
A Imobiliária Washington Ortega, de São José dos Pinhais, atende no Shopping
São José há um ano, onde optou pela montagem de uma loja fixa, com 62 metros
quadrados. A estratégia de atendimento permanente no shopping nasceu de uma
conversa informal quando a empresa se preparava para participar de uma feira de
imóveis no local.
A oportunidade de ter uma imobiliária fixa no shopping pareceu um pouco
ousada para a empresa no início e se tornou uma importante ferramenta de
divulgação, tendo muito sucesso entre os clientes. “Nossas respostas estão muito
além do esperado, dando-nos a certeza do acerto na inovação. Faz parte de uma
estratégia de atingirmos o público de nichos diversificados, onde se pode
trabalhar com todas as classes sociais, nos segmentos residencial, comercial e
industrial. Representa a possibilidade de apresentarmos os imóveis de uma forma
mais objetiva, fora do horário comercial tradicional, em um momento informal e
de lazer”, diz Washington Ortega, proprietário da imobiliária.
Consórcios
A Ademilar, administradora de consórcios imobiliários, possui uma parceria
com representantes da empresa para atendimento em quiosques fixos em shoppings
não só de Curitiba, mas também em Maringá (PR) e em Balneário Camboriú,
Joinville e Blumenau, em Santa Catarina, todos inaugurados este ano. “São pontos
apenas para vendas, não envolvem serviços de administração. Quem possui uma cota
não poderá ser atendido no shopping”, esclarece Tatiana Schuchovsky Reichmann,
Superintendente da Ademilar Consórcio de Imóveis.
“O shopping é um local de fácil acesso. É uma estratégia de expansão, até
porque a maioria das nossas vendas é de longo prazo. Nem sempre o cliente fecha
negócio na hora, por isso a nossa opção pelos pontos fixos”, diz. Tatiana aponta
que as vendas nos shoppings Palladium, Estação e Cidade, em Curitiba,
representam 10% do total realizado pela empresa.
Embora as unidades fixas de imobiliárias em shoppings não sejam tão comuns em
Curitiba, a coordenadora estadual dos projetos de Construção Civil do Sebrae-PR
Carla Werkhauser acredita que é uma tendência forte. “É um setor em expansão e
as empresas percebem que muitos dos nichos que atendem estão no shopping. Mas a
estratégia deve estar vinculada com a proposta da empresa, o perfil do cliente e
o local em que será instalado o ponto de atendimento. É um planejamento
completo.”
Fonte: Gazeta do Povo (jornalista Mônica Cubis)
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