Casas Sustentáveis Chegam ao Brasil

Construir uma casa de campo ou de praia nem sempre é algo bucólico e tranqüilo. Principalmente quando optamos por um modelo de construção inadequado. O ponto central para não fazer desta empreitada um pesadelo, está em conseguir aliar ao projeto arquitetônico a um sistema de construção facilitado para este fim.

É fundamental pensar em praticidade, diminuição drástica do tempo de construção, redução significativa do número de funcionários na obra, e ainda por cima, prever integração da casa com os ambientes externos e o ecossistema da região.

Uma empresa pioneira neste segmento, a Tecverde, especializada em obras sustentáveis, está trazendo para o Brasil um novo conceito de construção, baseado em tecnologia exclusiva, totalmente adaptada à nossa realidade e legislação.

É a primeira construtora a ter uma unidade fabril no Brasil, montada no sistema Woodframe, que importada da Alemanha uma tecnologia inovadora, sendo a única certificada pela Homag-Weinmann, empresa líder mundial neste segmento.

Da fábrica direto para o campo ou praia

As casas da Tecverde são previamente produzidas num processo totalmente industrial , ou seja, grande parte da construção é feita na fábrica da empresa, para depois ser transportada e montada no local da obra.

Com a fábrica, localizada na região metropolitana de Curitiba, em Pinhais (PR), os construtores oferecem vantagens exclusivas e inéditas no País, que nenhuma outra construtora oferece.

Além da redução dos impactos ao meio ambiente é possível finalizar uma obra de 160 metros quadrados em apenas 20 dias, com uma redução de 80% na produção de resíduos.

O engenheiro Caio Bonatto, diretor da Tecverde, explica que um projeto de casa modelo ficará à disposição do público interessado em conhecer o sistema nos mínimos detalhes, a partir de julho. A expectativa é atender o mercado residencial, principalmente aqueles clientes que desejam um segundo imóvel no campo ou na praia.

Além do sistema produtivo a arquitetura dos projetos é também considerada um diferencial da construtora, que tem como meta tornar suas casas em um produto de consumo, flexível para adaptações de novos cômodos, reformas e, principalmente, que atenda às necessidades específicas e momentos de vida das famílias brasileiras.

A construtora oferece projetos contemporâneos e arrojados, elaborados em parceria com arquitetos renomados, como por exemplo com o escritório de arquitetura Bacoccini, um dos mais conhecidos em Curitiba.

As casas pré-fabricadas possuem plantas que variam entre 142 a 312 metros quadrados, dependendo da adição de módulos. Elas oferecem também charmosas lareiras, vidros duplos com integração da obra à paisagem do local, propiciando uma casa iluminada, com grandes aberturas, muitos materiais high tech, pisos aquecidos e utilização de madeira certificada. Tudo feito dentro dos mais rígidos processos de sustentabilidade.

Desenvolvida há mais de 100 anos, a tecnologia incorpora alguns dispositivos para racionalizar o consumo de água e energia, passando pela seleção de materiais que reduzem o impacto gerado pelo ato de edificar e operar uma casa. Atualmente, 30% das novas edificações da Alemanha estão sendo feitas com base no emprego deste sistema.

No Brasil a proposta ainda é novidade: “É um novo jeito de edificar, mais rápido, fácil, com tecnologia sustentável e muita criatividade, baseada na vontade e no sonho de quem quer viver bem”, conclui Bonatto.

Saiba mais acessando o site da TECVERDE.