30 de dezembro de 2010

Em Pleno Século XXI, Barreiras Continuam sendo Construídas


O governo israelense segue firme no propósito de construir um muro ao longo da fronteira sudoeste com o Egito. O propósito maior é cessar o fluxo de centenas de refugiados africanos. Muitos destes estão fugindo de conflitos ou procurando uma situação melhor no Estado Judeu. O exército israelense informou que são cerca de 200 imigrantes que chegam ao país semanalmente e grande parte são sudaneses.

O muro irá custar cerca de 360 milhões de dólares e consiste basicamente de uma barreira de segurança, equipado com instrumentos de vigilância. A nova barreira segue uma tendência de isolamento, que iniciou com o Líbano, Síria, Cisjordânia e Jordânia. 

Agora, serão 250 quilômetros de barreira ao longo da fronteira sudoeste com o Egito. Em paralelo, o Egito está construindo uma barreira de aço subterrânea na fronteira com a Faixa de Gaza, com o intuito de melhorar o controle dos movimentos ao longo da fronteira, seja de alimentos ou suprimentos. A construção do muro de aço, das torres de observação tem causado tensão entre o Egito e outros países da região. 

Observem algumas fotos das barreiras:

Fronteira Israel - Egito

Fronteira Gaza-Egito

Fronteira Egito-Israel

Fronteira Israel-Egito

Fronteira Gaza

Fronteira Israel-Egito
Se esta moda pegar, vamos ter países cada vez mais isolados, indo na contra-mão da história. Depois da queda do muro de Berlim, parece inadmissível algo neste sentido... 


Muro de Berlim (já derrubado)


Apesar de que os norte-americanos continuam firmes na Operação Guardião. Um dos marcos desta operação é o muro construído na extensão da fronteira Tijuana-San Diego, que continua sendo monitorada. São 3 barreiras de contenção, iluminação de alta intensidade, detectores de movimento, sensores eletrônicos e equipamentos de visão noturna integrados com a polícia de fronteira dos Estados Unidos. Além, é claro, da vigilância com veículos e helicópteros. Outras partes foram levantadas nos estados do Arizona, Novo México e Texas. 


Tijuana

Tijuana

Tijuana
Penso que a engenharia e os recursos alocados poderiam ser utilizados para outros fins. Qual a sua opinião?

9 comentários:

  1. Amigo,

    Essas barreiras são absolutamente necessárias. Em primeiro instância, elas não são designadas para conter o fluxo indevido somente de pessoas mas também de drogas e armas e contrabandos diversos. Já imaginou os traficantes da Colômbia e do México com acesso livre aos Estados Unidos ? Ou todo o oriente médio com acesso livre ao Estado de Israel ? Barreiras são instrumentos de proteção à soberania dos Estados e os mesmos têm todo o direito de fazê-las de modo a proteger seus interesses e o de seus cidadãos. Tenho uma apresentação em ppt muito interessante sobre fronteiras. Se interessar, me mande um email. gbernard.ri@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Guilherme. Interessantes suas considerações. O fato e que hoje mesmo vi que a Turquia Tambem esta construindo outra barreira de 200 km em uma das fronteiras. Parece ser uma pratica que vai aumentar muito nos próximos anos e isolar cada vez mais os países. Pode enviar e-mail para Edvaldo_Correa@pop.com.Br

    ResponderExcluir
  3. Se um dia eu for presidente desse pais a primeira coisa que vo fazer é um muro desses nas fronteiras com Uruguai, PAraguai e Bolivia, com torres de guarnição fortemente armadas com metralhadoras de grosso calibre e lnaçadores de foguetes. No começo vo apanha mas depois de 4 anos vo ser idolatrado por acaba com o Trafico de Drogas, armas e muambas!!!!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade é a Grécia que está construindo uma barreira na fronteira com a Turquia. O ministro grego da imigração demonstrou a intenção de combater a imigração clandestina. A fronteira com a Turquia tornou-se a principal entrada de imigrantes ilegais em território da União Europeia. Foram interceptadas mais de 30 mil pessoas em 2010. A comissão européia da segurança considera que "os muros são medidas de curto prazo que não permitem atacar de forma estrutural a questão da imigração".

    ResponderExcluir
  5. E pensar que essa modinha de muro começou lá na China...
    :P

    ResponderExcluir
  6. Gostei do Post! Já pensou em divulgar também no www.plik.com.br ?

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda. Nao conhecia o agregador. Obrigado pela indicação.

    ResponderExcluir
  8. Não acredito que os muros sejam para conter tráficos de drogas e de armas. É para barrar a entrada de pessoas que não são bem vindas, é mais um caso de xenofobia.

    ResponderExcluir
  9. Sou a favor de um mundo comum a todos. Aqui na minha cidade também tem uns ricaços com seus muros enormes. O que faz com que existam estas divisões é o tal do capitalismo selvagem, mas um dia ainda todos estes muros virão abaixo e seremos todos miseráveis.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões...
Todos os comentários são lidos e moderados.
Grato!