Blog: Dados sobre o setor de shopping centers no Brasil

Para as construtoras, incorporadoras e investidores que estão atentos ao setor de shopping centers, a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) disponibiliza informações setoriais. 

A indústria de shopping centers fechou o ano de 2010 com um faturamento de R$ 87 bilhões, ante os R$ 74 bilhões de 2009, um aumento de 17,5% no período. O número representa mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), e já é responsável por mais de 720 mil vagas de trabalho. O boom do mercado que se iniciou em 2007, com a captação de recursos na Bolsa de Valores, por meio de IPOs (sigla em inglês para oferta pública de ações), além das associações de investidores internacionais com empresas brasileiras, está movimentando ainda mais a indústria de shopping centers, que iniciou suas atividades no Brasil na década de 60.

Fatores como crédito e prazos facilitados, o aumento dos empregos formais e a ascensão das classes B e C também figuram entre os acontecimentos que ajudaram a impulsionar o mercado em 2010.Prova disso são os lançamentos programados para 2011, que deverá ter mais 16 inaugurações em capitais como São Paulo, Porto Alegre, São Luis e Rio Branco, onde será aberto o primeiro shopping do estado do Acre. Além destas, cidades menores como Uberlândia (SP), Blumenau (SC) e Resende (RJ) também inauguram malls em 2011.

Observe: