Corretores de Imóveis Sulamericanos Conhecem Mercado Imobiliário de Orlando

Nos dias 2 e 3 de novembro último, a Taurus Group e a About Global, organizaram a edição profissional do Investir USA, em Orlando, Florida. 

Um seleto grupo de corretores brasileiros, colombianos e venezuelanos (100 profissionais) puderam se capacitar, gerar negócios e ampliar sua rede de relacionamento.

A escolha da região se deu porque ela atrai regularmente um número significativo de investidores internacionais; seja pelo destino turístico que leva mais de 60 milhões de visitantes anuais, pela infraestrutura e pelos projetos de longo prazo que dão suporte ao crescimento sustentável. Além disto, vários segmentos vem se consolidando, tais como manufatura, ciências da vida, tecnologias inovadoras, indústria aeroespacial e aviação. Com 2,3 milhões de habitantes, Orlando tem um clima agradável o ano todo, ótimas universidades, mais de 5 mil restaurantes, centros médicos especializados, infraestrutura de TI, um grande número de lojas, empregos crescentes e está entre as chamadas “cidades do futuro” e tem um dos menores custo de vida do país entre as grandes cidades. 

Somado a estes fatores, especialmente para os brasileiros, este momento político e econômico de instabilidade, acabou por abrir espaço para que uma maior parcela de investidores começassem a buscar alternativas neste mercado. 

Assim, no primeiro dia, café da manhã em Lake Nona, onde fomos recebidos pela Prefeita do Condado de Orange, Sra. Teresa Jacobs. Foram proferidas palestras sobre o desenvolvimento da região com a Sra. Irma Stenman, da Comissão de Desenvolvimento Econômico de Orlando e sobre imigração/EB-5 com o Sr. Enrique Gonzalez da Fragomen. Executivos da Invest of America se juntaram ao grupo. Feito tour por Lake Nona, uma das comunidades mais valorizadas da região, passando pelas novas instalações do USTA – United States Tennis Association (100 quadras) e o Medical City. Depois, fomos para Providence, em Davenport, onde as empresas Contempo e a Park Square Homes apresentaram seus negócios e produtos e foi possível conhecer os empreendimentos Rosemont Woods, Reunion Resort/Kissimmee e Crofton Springs. No Festival, empreendimento da Minto, ocorreu uma palestra apresentada por Leandro Telles, da Investor$Inc, com o tema “O Processo de Compra”, no qual ele demonstrou que somente os brasileiros investem quase 2 bilhões de dólares anualmente no país, sendo que 365 milhões de dólares somente em Orlando. Segundo o especialista, há um grande mercado para os profissionais brasileiros, pois, “a maioria destes investidores acabam comprando os imóveis diretamente nos Estados Unidos, pois, não tem suporte no Brasil de seus corretores. As oportunidades são muitas, desde as casas de férias até construção e incorporação”. Em seguida, encerramento das atividades com receptivo junto à piscina, pela Minto e visitas guiadas às casas.

No segundo dia, a Lennar, segunda maior construtora norte-americana, recepcionou a delegação no Oasis Club, em Champions Gate, com um café da manhã. Apresentações dos Senhores Paulo Neto, Vice-presidente de Vendas Internacionais e Marketing e do Presidente Brock Nicholas. Também foram realizadas visitas ao empreendimento. Em Clermont, novo tour, agora pelo Serenity e fomos recepcionados pela Zenodro, que demonstrou os diferenciais dos seus produtos e estratégias comerciais adotadas. No The Grove Resort & Spa, recepção com palestra proferida pelo Sr. Jose Collado, denominado “Próximos Passos e Parcerias”, com posterior tour pelo belíssimo empreendimento, que será entregue em fevereiro do ano que vem.

Sobre o evento, o corretor de imóveis André Camazano, do Rio de Janeiro comentou que “é obrigatório mencionar a cuidadosa agenda montada e as atenciosas recepções nas visitas aos imóveis… foi um investimento para ampliar oportunidades e enriquecer nosso conhecimento. Não se pode esperar resultados diferentes se continuarmos fazendo as coisas sempre da mesma forma”. Por sua vez, Benedito Neto, Diretor Comercial da Baruch Imoveis, de Manaus, citou que se capacitar é imprescindível e que “tudo surpreendeu… é preciso melhorar cotidianamente como profissional, trabalhar com mais afinco, harmonia, sempre em parceria, buscando o melhor para a nossa classe… e por isto decidi ser um corretor qualificado, preparado para o mercado global”.

Paulo Roberto de Oliveira, Diretor Comercial da Tantus Corretora de Imóveis, de Curitiba, observou que “as diferenças entre corretores brasileiros e norte-americanos, se existentes, são poucas. Ambos tem a mesma finalidade, a excelência no atendimento! Tanto lá como cá, há pessoal, tecnologia e conhecimento. Portanto, Tupiniquins Jamais! Somos corretores e somos qualificados e não deixamos nada a desejar!”

Para Antônio Carlos Ramos, da Re/MAX Colina… “estes dois dias superaram em muito a expectativa… além das excelentes palestras, visitas a excelentes condomínios, tivemos a oportunidade de conhecer profissionais que trabalham tanto nos EUA como no Brasil e isso veio a fortalecer muito nosso networking...Com tudo isso minha expectativa no evento foi inúmeras vezes superada. Estou muito feliz em ter participado.”

Por fim, Daniel Rosenthal, da Taurus Group, idealizador do evento, conclui “que uma mobilização como esta só é possível com parceiros fortes e estratégicos tanto no Brasil como nos Estados Unidos. E, que o modo de vida dos americanos, atrelado a oportunidade de ótimos ganhos tem levado os brasileiros a ocuparem lugar de destaque no ranking de estrangeiros que mais investem em imóveis nos Estados Unidos”.

Este tipo de negócio demonstra ser uma ótima oportunidade para os brasileiros e deve estar no planejamento da carteira de investimentos para quem quer ter rentabilidade aliado a segurança. Para os corretores de imóveis, um grande mercado a explorar. Mas, é preciso estudar o mercado constantemente e ser bem assessorado para fazer bons negócios. Por isto, iniciativas como esta são importantes.

Artigo escrito por Edvaldo Corrêa. Executivo, palestrante, blogueiro e consultor de empresas no setor da construção civil, com ênfase nas áreas relacionadas à gestão empresarial. Graduado em Tecnologia da Construção Civil pela UTFPR, Licenciado em Educação pela UFPR e Pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFSC, atua no mercado desde 1990, tendo trabalhado por mais de 20 anos em grandes empresas como SENAI, SEBRAE, IVAI, PINI e Grupo Noster, em cargos técnicos e executivos. Hoje também ocupa o cargo de Diretor Executivo da Pioneira da Costa Construção e Incorporação no Sul do Brasil.