Bee Rede Imobiliária acredita que 2017 será um ano “mais comprador”

Curitiba - Avenida Sete de Setembro
Se o ano passado foi da locação que – apesar de uma redução da ordem de 9% dos preços – registrou um incremento superior a 10% no volume de imóveis residenciais alugados, 2017 deverá ser um ano mais comprador, sobretudo para os perfis de imóveis de padrão médio e alto. A previsão é do diretor da Bee Rede Imobiliária, João Margarido Diniz, que defende que o pior da situação econômica já passou. “As medidas tomadas pelo governo nessa área trouxeram boas expectativas. Já notamos que houve melhora nas negociações de venda nesse começo de ano e as locações prosseguem em crescimento. Estamos otimistas”, argumenta.

Segundo a Bee Rede Imobiliária – associação que congrega 34 imobiliárias, aproximadamente 200 corretores de imóveis e uma carteira com mais de cinco mil imóveis disponíveis para venda e locação em Curitiba e Região Metropolitana – o preço médio dos imóveis residenciais vendidos atualmente é em torno de R$ 320 mil. “O tipo de imóvel mais procurado tanto para a venda de usados, quanto para a locação, são as residências, pois, com a perda de poder aquisitivo as famílias tendem a fugir de despesas como a taxa de condomínio, por exemplo. Acreditamos que essa tendência vai se manter nesse ano”, revela Diniz.

O diretor da Bee Rede Imobiliária diz que o momento é do comprador, especialmente se ele detém uma boa reserva financeira, considerando que o mercado conta com diversidade de oferta e significativas margens de negociação. “A medida econômica de redução da Selic é um bom presságio para o setor imobiliário. Com a redução das taxas de juros, os investimentos deverão ser retomados, recuperando o emprego e a renda. Esses fatores vão impulsionar o mercado, tornando-o mais comprador”, opina.

Para quem dispõe apenas de uma pequena parte do valor total do imóvel que deseja comprar, ou então depende totalmente do financiamento imobiliário, Diniz afirma que a locação é uma opção interessante. “Para a população de menor renda, a locação será a alternativa predominante, já que as medidas econômicas demandam um tempo de maturação até alcançar todos os segmentos do mercado”, analisa. Apesar da situação econômica do país, a desocupação por inadimplência em 2016 ficou estável, na faixa de 2% em Curitiba, segundo o Instituto de Pesquisa do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar).

Para quem quer vender o imóvel, vale uma análise prévia de mercado quanto à concorrência e à demanda. “O vendedor deve considerar a quantidade de oferta de produtos semelhantes ao seu na cidade, no bairro e até mesmo no mesmo edifício e a capacidade financeira do comprador do seu imóvel, bem como estar preparado para a forte barganha de quem deseja comprar à vista”, orienta Diniz.

Para as imobiliárias que intermediam a venda ou a locação do imóvel, uma boa alternativa para potencializar os negócios é o trabalho em rede. O diretor da Bee Rede Imobiliária diz que, ao contrário da simples parceria, esse modelo comercial baseia-se em regras bem definidas, constituindo vínculos entre as associadas, a fim de tornar a relação estável e transparente quanto aos parâmetros de divisão dos honorários e a disponibilidade real do imóvel.

“Esse é o formato que utilizamos na Bee. O estabelecimento de regras definidas para todos os procedimentos de comercialização da carteira de imóveis garante segurança à transação. O compartilhamento da carteira da imobiliária com todas as associadas amplia a divulgação dos imóveis, alavancando os negócios por meio de centenas de profissionais certificados ligados às associadas da rede, o que potencializa o trabalho de divulgação”, cita.

Os benefícios se estendem a proprietários, compradores e inquilinos. “O trabalho em rede proporciona ao proprietário a vantagem de contratar apenas uma imobiliária para comercializar o imóvel e, na prática, receber o serviço das outras associadas, inclusive por meio de seus portais, e de centenas de corretores de imóveis, sem custo adicional. Para quem deseja comprar ou alugar, ao contatar uma imobiliária da rede terá à disposição um número significativo de imóveis em oferta, facilitando o processo de busca e evitando a perda de tempo e dinheiro”, defende Diniz.

Fonte: contato@memilia.com