18 de março de 2019

Projeto Wall-ACE : Foco em Construções com Consumo Zero de Energia

Pesquisando algumas empresas que atuam com materiais e sistemas voltados a sustentabilidade na construção, deparei-me com o Projeto Wall-ACE, da União Europeia. Ele consiste basicamente  em pesquisar e desenvolver um pacote de novos produtos e sistemas avançados de isolamento - o chamado HONEST (High Performance Optimized Nanomaterial Energy Efficient System), que fornece um conjunto de soluções complementares. Inclui, por exemplo: revestimento térmico isolante com baixa emissividade, gesso isolante interno de alto desempenho, enchimento isolante para aplicação interna, isolamento isolante externo de alto desempenho e tijolos isolantes (cerâmicos). 

Esses produtos/sistemas fornecerão um melhor desempenho quanto ao isolamento, além de maior conforto, qualidade do ar interno, segurança contra incêndio, durabilidade e sustentabilidade. E, combinam a nanotecnologia aos avanços do aerogel de sílica, com outros produtos já existentes, já aprovados e eficientes. O processo dos sistemas de isolamento mineral de alta eficiência será ampliado para testar a replicabilidade, processabilidade e alcançar escala industrial. Então, esses  sistemas serão caracterizados e avaliados, juntamente com atividades de certificação e padronização. Depois, serão realizados um planejamento empresarial e um teste de mercado (campo), juntamente com avaliações de desempenho em edifícios reais e formação de ferramentas de comunicação e formação, de forma a maximizar os potenciais de utilização e promover uma ampla replicação em toda a Europa. 

Participam empresas e instituições líderes como Vimark, Enersens, Toupret, Quick-mix, Building Research Establishment Limited (BRE), entre outras.

A ideia é fortalecer a liderança industrial e a competitividade da Europa no setor de construção. Em paralelo, contribuir para edificações com consumo Zero Energia. Ótima iniciativa do Projeto Wall-ACE!

Wall-Ace

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões...
Todos os comentários são lidos e moderados.
Grato!