PROPTECH CHALLENGE DA CBRE - VENCEDORES


A Urban Data Eye (UDE), de Rodrigo Delso, Iago Romero e Javier Argota e a LOLOLO, de Álvaro Cosido, foram os projetos vencedores do Proptech Challenge. O concurso pretende encontrar talentos digitais capazes de revolucionar o setor imobiliário através de ideias inovadoras e disruptivas, desafio lançado pela CBRE.

A UDE foi a grande vencedora na categoria “Impact Startup”. Esta solução permite medir, através de software instalado em câmaras convencionais, a “customer journey” dos utilizadores dos edifícios. Um algoritmo de Inteligência Artificial possibilita rastrear e localizar geograficamente todos os objetos de interesse (pessoas, veículos, bicicletas,entre outros) em qualquer espaço através de técnicas de visão artificial sem necessitar recolher dados pessoais. A solução é aplicável em centros comerciais, escritórios ou hotéis, entre outros tipos de edifícios.

Por outro lado, a distinção de melhor ideia Disruptiva foi atribuída à LOLOLO, uma aplicação web que permite comparar com rapidez e precisão as localizações comerciais com base nas métricas de público, tráfego e visibilidade, calculadas usando sintaxe espacial, visão artificial e Big Data. A aplicação vai permitir ajudar os proprietários a valorizar suas propriedades e aos retalhistas, franquias e anunciantes encontrarem locais que vão de encontro às suas expectativas.

O CBRE Proptech Challenge foi conduzido da Espanha e contou com o apoio da rede europeia de escritórios da CBRE, que tem incentivado a apresentação de projetos em todo o mundo. Esta iniciativa conta também com o apoio da empresa aceleradora Lanzadera, no âmbito em que ambas as empresas colaboram para promover o desenvolvimento de projetos inovadores e iniciativas empreendedoras no setor imobiliário.

No total, mais de 180 projetos e mais de 320 participantes foram apresentados, e os projetos finalistas foram selecionados com base em seu impacto, viabilidade e inovação. O evento tem desfrutado de um júri internacional de primeiro nível, constituído de CEOs e fundadores de startups, representantes de escolas e administração de bens imóveis e setor de tecnologia, incluindo aqueles encontrados Juan de la Peña, a Internet das coisas & Data & AI Microsoft, Miguel de negócios Fernandez, co-fundador e CEO da DotGIS Corporation, Alberto Alcazar, Proptech & real Estate Inovação Programa Director de IE Business School, Julien Palier, co-fundador Daysk, ou Javier Jimenez, Managing Director de transporte, entre outros.

Os vencedores receberão um prêmio de 20 mil euros (Startup) e de 10 mil euros (Ideia), tendo ainda a oportunidade de participar de um roadshow que passará por Madrid, Lisboa, Berlim e Londres – onde conhecerão outras startups e saberão mais sobre as recentes iniciativas europeias na área de Proptech – e participar de num programa de parceria para desenvolver os seus projetos em conjunto com a equipa da CBRE.

Fonte: CBRE

Siga Edvaldo Corrêa no Twitter e LinkedIn.