Curitiba é a primeira cidade do Brasil a estrear sistema domiciliar de recarga inteligente para veículos elétricos

Crédito: Divulgação

Projeto da Rinno Energy será inaugurado em julho, junto com o residencial La Serena, do Grupo A. Yoshii. 

Após quatro anos de obras, será entregue no segundo semestre de 2021 o La Serena, empreendimento do Grupo A. Yoshii, em uma das melhores localizações de Curitiba, a Praça da Espanha. O La Serena traz um novo jeito de morar, com muito design, estilo, sofisticação e o principal: consciência ambiental. 

O empreendimento é o único do país a utilizar carregadores profissionais, uma tecnologia inteligente utilizada para carga de veículos elétricos de prédios em Paris, Londres, Hong Kong, Sydney e mais 15 países, mas pioneira no Brasil. 

A novidade é da Rinno Energy, empresa curitibana especializada em soluções inteligentes de energia, que oferece carregadores profissionais que funcionam simultaneamente em veículos elétricos. O projeto criado para o La Serena traz um sistema profissional de garagem inteligente, especialmente para os moradores com veículos elétricos. Trata-se de um mercado em ascensão no país e que já possui uma frota estimada em mais de 40 mil automóveis. “A grande maioria dos condomínios no Brasil não possui energia suficiente para atender à carga simultânea de vários veículos elétricos. Operam com sistemas não-inteligentes, que necessitam de medição manual de consumo”, explica Fabrizio Romanzini, CEO e fundador da Rinno Energy. 

A tecnologia profissional que a Rinno oferece é única porque utiliza a oferta de energia disponível no condomínio de forma inteligente e gera relatórios de consumo pay per use. Ou seja, apenas os moradores que utilizam o carregador são cobrados pelo serviço. Outro diferencial do projeto da Rinno é o formato da recarga, liberada apenas para pessoas autorizadas pelo condomínio e que pode ser ativada por meio de smartphones ou cartões com Identificação de Liberação. “A tecnologia também permite agendar ou programar o horário de início da carga do veículo, proporcionando ao morador a possibilidade de consumir energia elétrica nos horários em que a tarifa é mais baixa”, conta Romanzini. 

A Rinno Energy, que atende empreendimentos no Brasil inteiro, prevê mais inaugurações de projetos profissionais com carregadores inteligentes para o último trimestre de 2021, em São Paulo e Campinas (SP).