CVM X Maxi Renda

A CVM - Comissão de Valores Imobiliários publicou no dia 25 de janeiro decisão sobre o Maxi Renda (MXRF11), que é o maior fundo imobiliário do Brasil em número de cotistas. Basicamente a decisão veda a distribuição de rendimento aos cotistas com cálculos baseados em regime de caixa, mesmo     quando excedem os valores reconhecidos no lucro do exercício. 

Performance BVMF do fundo


Por enquanto a decisão afeta somente o Maxi renda, mas, a preocupação do setor fica por conta da possibilidade dessa mudança afetar outros FIIs. Acredita-se que os gestores do fundo ainda recorrerão até mesmo com efeito suspensivo ou em última análise que seja algo padronizado para o mercado.  

Agora é aguardar os desvencilhar deste assunto e acompanhar se de alguma forma impacta o mercado de FIIs. Segundo analistas da XP " a decisão da CVM pode eventualmente refletir em todo mercado, o que seria algo muito prejudicial para a classe dos fundos imobiliários, caso realmente seja definitiva a decisão que os fundos não poderiam mais distribuir rendimentos no caso de caixa negativo (não ter lucro contábil). O momento requer cautela do investidor e também é prudente aguardar um posicionamento da própria CVM após recurso por parte dos gestores".


Ressalto que este material é apenas informativo não se tratando de recomendação de investimentos.