Você Sabe Como Tóquio Previne as Enchentes?

Tóquio tem um histórico de vulnerabilidade a inundações durante as épocas de chuva e tufões. A cidade fica em uma planície atravessada por cinco sistemas fluviais turbulentos e dezenas de rios individuais que naturalmente enchem em períodos mais intensos de chuvas. Tudo corroborado por fatores como a urbanização rápida, a industrialização e a extração imprudente da água. E com este aprendizado a engenharia tem se desenvolvido a passos largos para prevenir tragédias como as ocorridas no século passado. O Japão do Pós-Guerra chegou a investir de 6 a 7% do orçamento em prevenção de desastres e redução de riscos. E hoje o desafio continua.

A solução atual é um intrincado sistema de barragens, diques e túneis que defendem a metrópole de tragédias. As autoridades locais com esta mega obra pretendem mitigar quaisquer desastres potenciais. Basicamente é um sistema de túneis com 6,3 km de comprimento e um grande reservatório, com dezenas de pilares de 500 toneladas que sustentam o teto. O canal (MAOUDC - The Metropolitan Area Outer Underground Discharge Channel) suga as águas de rios de pequeno e médio porte no norte de Tóquio e os movem para o rio Edo, que pode lidar com o volume com mais facilidade. O investimento foi da ordem de 2 bilhões de dólares e concluída em 2006. Gente, é possível visitar! 

Com base em registros históricos de chuvas, as autoridades de planejamento da cidade projetaram as defesas de Tóquio para suportar até 50 milímetros de chuva por hora, particularmente em áreas onde as pessoas estavam concentradas. Mas o que era considerado normal há 50 anos não é mais. Claro que com as mudanças climáticas aceleradas Tóquio continua investindo em pesquisa. Existem previsões de aumento na ordem de 10 % no volume de chuvas durante este século. 

Onde fica: o tanque está sob Kasukabe, uma cidade na Província de Saitama, que se encontra a 32 km de Tóquio.

Veja mais clicando aqui.

Crédito: Getty Images

Crédito: Getty Images

Crédito: Getty Images

Crédito: Getty Images


Sobre o autor:
Edvaldo Corrêa é Graduado em Tecnologia da Construção Civil pela UTFPR, Licenciado em Educação Profissional pela UFPR, Pós-graduado em Gestão de Escolas Técnicas pela UFSC; Técnico em Gestão de Negócios Imobiliários pelo IBREP e Técnico em Edificações pela UTFPR. Atua no mercado desde 1990, tendo trabalhado em grandes empresas como SENAI, SEBRAE, IVAI, PINI, Grupo Noster, Pioneira da Costa e Tecverde, em cargos técnicos e executivos.

Em paralelo, profere, há anos, palestras sobre temas relacionados a indústria imobiliária em sindicatos, associações, conselhos regionais, empresas privadas, congressos, fóruns setoriais e universidades. Também escreve como convidado para revistas e portais como Imóvel Magazine, Invest USA 360, Destaque Imobiliário, Imóveis News e Instituto IBEI. Junto com Daniel Rosenthal é curador e organizador do Digital Real Estate Brazil.

Áreas de Atuação:
  • Incorporação Imobiliária;
  • Diagnóstico e Gestão Empresarial;
  • Impulsionamento Estratégico;
  • Comunicação e Vendas;
  • Empreendedorismo;
  • Conselho Familiar e Startups;
  • Estudos de Mercado; e
  • Cadeia Produtiva da Construção.
Veja o perfil completo no Linkedin.