POR QUE ALGUMAS PESSOAS QUEREM MORAR EM UMA CASA CONTÊINER?

Muitos gostam da ideia de morar em uma casa contêiner. Já trato deste assunto desde 2010, e, hoje complemento com algumas informações baseadas nos estudos desenvolvidos pela DISCOVER CONTAINERS, uma empresa especializada neste tema.

Crédito: galeria Conviver Containers

Graças a visão de futuro de profissionais da engenharia e arquitetura os contêineres tem ganho espaço como opção de material de construção "alternativo" e vem fazendo parte de um bom rol de projetos em todo o mundo. As habitações em contêineres são interessantes para várias tipologias e usos, tais como comércios, escolas, hospitais e até projetos modernos e exclusivos, sendo possível colocar em praticamente qualquer lugar estes módulos com relativa facilidade. Este post tem o intuito de mostrar os principais prós e contras deste tipo de construção. 

Claro que a sugestão é sempre pensar primeiro no que deseja da habitação e depois verificar se pelos fatores abaixo-relacionados uma habitação em contêiner é adequada.

As edificações em contêineres têm muitas qualidades, mas não servirão para todos os casos. Assim, compare o que é valor para você através de uma lista simples. É importante manter o foco nas preferências que realmente importam.

Seguem os pontos principais:

1. PREÇOS ACESSÍVEIS
A expectativa de boa parte de quem quer usar contêiners na construção é de que o preço seja inferior aos sistemas tradicionais de construção. Porém, é importante estar atento, pois, em determinados projetos os valores são extremamente elevados, existem custos de pós-obra e a vida útil pode ser menor se não forem feitos os tratamentos necessários. 

Para extrair o máximo da solução contêiner além de checar o custo direto é preciso analisar outros fatores como o prazo de entrega, custos de manutenção e as condições de pagamento, comparativamente ao tradicional.
 
2. SUSTENTABILIDADE e VIDA OFF-GRID
Construir uma casa contêiner, segundo os entrevistados, traz à tona o tema sustentabilidade. É de conhecimento geral que o setor da construção tradicional tem forte impacto no uso de matérias-primas e na geração de resíduos, por exemplo.

Ainda, a reciclagem deixou de ser um tema da moda para ser uma necessidade. E a reutilização de um material ou produto como um contêiner introduz um segundo ciclo de vida útil para ele, agora como moradia.

Além disso, outra razão é a chamada vida off-grid ou vida fora da rede (viver em uma casa que não está conectada a uma rede elétrica, de forma sustentável e autosuficiente).  

3. ROBUSTEZ
Como são feitos de aço e projetados para longas viagens em mar aberto, não é segredo que os contêineres são construídos para serem extremamente resistentes. Sua capacidade de resistir ao desgaste, lidar com cargas extremas e durar décadas também significa que os contêineres de carga têm benefícios relacionados quando usados ​​para construção.

4. ESTILO E DESIGN
Uma outra razão é a aparência. Seu visual diferente e em alguns casos até rústico tem atraído mais pessoas. 

Crédito: galeria Conviver Containers

5. VELOCIDADE DA ENTREGA
Um outro ponto é a velocidade de entrega de uma casa contêiner. Como ela pode ser feita totalmente na fábrica e levada pronta ao local de instalação, de fato há uma grande diferença comparativamente aos sistemas tradicionais no que se refere ao prazo.

Como a construção em geral é ágil, posteriormente à sua aquisição, é necessário apenas um aterramento para fixá-lo no solo. Há, depois, implantação de cabeamentos para energia elétrica e de tubos para esgoto. 


Crédito: Parkside Florianópolis

6 - FLEXIBILIDADE
Graças à infraestrutura existente, os contêineres têm uma enorme flexibilidade em como e onde serão construídos, como são movimentados e até como serão usados.

Quer ter a sua casa contêiner montada em ambiente offsite e depois enviado para o local de construção pronto só para montar? Ou prefere você mesmo ir fazendo as intervenções sobre os chassis? Existem várias possibilidades.

As pessoas pensam mais em onde querem colocar sua casa contêiner do que em como querem construí-la. Quer seja um refúgio de final de semana ou uma residência principal, muitas pessoas gostam do  apelo de ter uma casa que possa estar na natureza com uma certa facilidade.


Crédito : Blackpine

Mas, existem alguns pontos "negativos" ou objeções, que devem estar na sua análise, tais como: largura da sala (algo livre em torno de 2,1 m), colocação do isolamento termo-acústico (tende a diminuir ainda mais o espaço livre, pois, será preciso em virtude da estética cobrir estes materiais), instalações aparentes, legislações confusas para sistemas alternativos e falta de mão-de-obra especializada. Importante consultar um engenheiro ou arquiteto para ver se existem restrições legais no município.

Então, você moraria em um contêiner? Quais empresas você conhece que atuam com esta abordagem?

Restaurante Madero : Sustentabilidade em Ação