Pular para o conteúdo principal

Presença Internacional aos Poucos Aumenta no Setor Imobiliário

Algo que tem me chamado a atenção nos últimos anos é a presença cada vez mais frequente de grandes players internacionais no mercado de construção imobiliária. Até bem pouco tempo neste mercado praticamente não haviam construtoras, imobiliárias e incorporadoras estrangeiras.  Raras exceções eram a Century 21, a Hotchief, para citar duas boas empresas. Muito se explanava sobre os ativos imobiliários e as dificuldades de entrar em mercados regionais e locais.

De outro lado, por sua vez, nossas grandes construtoras de obras pesadas invadiram o mundo executando obras de grande complexidade. Cito Mendes Junior, Odebrecht, Camargo Correa...

Mas, claro que há alguns anos através de uma política de incentivo, inúmeros investidores internacionais já faziam negócios com estados do Nordeste, com grande destaque para a Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Paraíba e Pernambuco, em virtude das riquezas turísticas.

Mas, o foco deste post é a entrada de empresas no processo construtivo e no modelo de negócio em si. Temos observado vários paradigmas aos poucos serem quebrados e, na prática, verificamos a inserção de empresas como a portuguesa Bascol, que vem de forma muito consiste para o mercado brasileiro. Na Europa são mais de 25 anos de atuação. E, até pelo fato da crise ter atingido em cheio a União Européia, dificultando parte de seus negócios, a incorporadora veio para nosso país com uma abordagem diferenciada e com vários projetos inovadores, flexíveis e de grande qualidade construtiva.


Já em 2006 o grupo iniciou a internacionalização e em 2008 chegou no Brasil. Estima-se que o investimento do grupo chegue a cerca de R$ 28 milhões. É apenas o início e Curitiba e Londrina são alvos da empresa, em virtude da relativa similaridade com os padrões europeus.

Recentemente também me lembro que a imobiliária neozelandesa Harcourts (outra empresa global), também estava prospectando franquias em algumas cidades brasileiras.

Às nossas empresas, cabe preparar-se ainda mais para fazer boas joint ventures ou concorrer de forma altamente competitiva trabalhando seus diferenciais de negócios.

Então, que venham as empresas internacionais. Boa sorte, bons negócios e sucesso!


Comentários

  1. Muito legal o blog!
    Parabéns pela iniciativa.
    Vou acompanhar!

    ResponderExcluir
  2. Ok Edmar. Obrigado por ter navegado e conhecido o blog. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões...
Todos os comentários são lidos e moderados.
Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Esclarecimento da CAIXA (necessidade de pavimentação para Programa Minha Casa, Minha Vida)

Os pedidos de financiamento em nome de pessoas físicas, cujas propostas já estavam aprovadas até 11.02.2011 terão tramitação normal A Caixa Econômica Federal esclarece que, para os casos de projetos habitacionais cuja produção é financiada pela CAIXA, a exigência de que o empreendimento esteja localizado na malha urbana, seja dotado de vias de acesso pavimentadas e de soluções para abastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial e sanitário já prevalecia desde o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Portanto, para esses, não houve alterações, inclusive no segmento de 0 a 3 salários mínimos (SM) com recursos do Orçamento Geral da União. Portanto, esta regra não terá nenhum impacto nos financiamentos de produção de empreendimentos no âmbito do PMCMV, tanto para o segmento de 0 a 3 SM quanto no segmento de 3 a 10 SM, pois para estes referida regra já está em vigor desde o lançamento do programa. Quanto à nova exigência, em vigor desde o dia 14, ...

Promoção de Primeiro Aniversário do Blog

O blog Acontece na Construção completa neste mês de março o primeiro ano de existência. Foram postados 170 artigos, notícias e vídeos, muitos deles polêmicos, outros curiosos e com inúmeros comentários e sugestões. Tratamos de temas como mercado, inovações empresariais, negócios, marketing digital, mídias sociais e sustentabilidade. Mas, sempre tendo como foco o setor construtivo. Nossa proposta neste canal de relacionamento é ter autenticidade, inserir opiniões e trazer temas da atualidade para discussão.  Compartilho este momento de alegria do primeiro aniversário e quero comemorar com todos. Porém, nesta data quem serão presenteados são vocês, que poderão ganhar uma vaquinha de pelúcia, símbolo da campanha que contribui para a obra social do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba - a Campanha da Vaquinha .  Paulo Goulart - divulgação Letícia Sabatela - divulgação Vaquinhas de pelúcia J. QUEST - divulgação Como particip...

Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura! Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço.  A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia. Projeto Diferenciado No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura.  Design criativo Casa-contêiner Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE. Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres.  Em Florianópolis, a   arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir...