Pular para o conteúdo principal

PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR IMOBILIÁRIO E CONSTRUÇÃO PRECISAM ENTRAR IMEDIATAMENTE NA ERA DA INTERNET

Nas discussões com amigos, clientes e rede de parceiros, ainda fico surpreso com a pouca importância dada à internet, às redes de relacionamento digitais e às mídias sociais.Nosso país é o 5º no ranking mundial em número de conexões á internet. Nas áreas urbanas, 44 % da população está conectada. Somos os líderes em tempo de navegação, com cerca de 50 horas mensais. E, em 2012, nossa população terá cerca de 100 milhões de computadores.



Quantos às mídias sociais o número de visitantes também é impressionante. Observe:

  • Orkut (30 milhões);
  • Windows Live Profile (12, 5 milhões);
  • Facebook (9 milhões); e
  • Twitter (8,6 milhões).


E SUA EMPRESA, INVESTE NESTAS FORMAS DE NETWORKING E MÍDIAS SOCIAIS PARA ATINGIR RESULTADOS? LEMBRO QUE A CONTRAÇÃO DE WEB DESIGNERS, TER UM SITE E A COMPRA DE BANNERS OU LINKS PATROCINADOS EM UM PORTAL DE BUSCA DE IMÓVEIS SÃO INSUFICIENTES.

Bom começo, claro. Mas, em geral o investimento no chamado marketing “on line” é praticamente nulo e pode ser perigoso investir na internet sem um bom planejamento e estrutura adequada. Prepare-se para atender bem e rápido seu cliente. Caso contrário, certamente ele irá em busca de novas opções.

Existem inúmeros sites de empresas com número reduzido de acessos e cuja estrutura  pouco agrega aos clientes e aos negócios. Para nossa surpresa, existem sites onde mesmo os telefones e endereço de contato estão desatualizados.

Abaixo, dou algumas dicas de como aplicar o marketing “on line” em sua empresa, com custo reduzido:

  • Usar o marketing viral utilizando-se das mídias sociais adequadas. Ex: um vídeo de seu empreendimento no youtube, que possa ser compartilhado no twitter, blog e facebook;
  • participar em mídias sociais com credibilidade e que possam trazer resultados para seu negócio. Avalie o perfil de sua empresa x perfil da mídia social;
  • fazer uso de sua assessoria de imprensa, motivando-o a usar a internet. Caso sua empresa ainda não tenha uma, contrate por projeto (ou empreendimento);
  • aplicar e monitorar o e-mail marketing e que não configurem SPAM;
  • otimizar o seu site para ficar “no topo do google”, usando o “Search Engine Optimization”;
  • integrar as mídias tradicionais com as mídias sociais.  Ex: divulgar em um jornal impresso o endereço de contato para um chat “on line” de suporte a venda de imóveis;
  • pesquisar e monitorar intensamente o perfil de seu consumidor nas diversas redes de relacionamento e entender as suas necessidades;
  • não descuidar da sua marca. Dê a devida atenção à ela. Deixar fotos atualizadas, cuidar com a ortografia... Ex: nada de “ovinho ou pássaro” na foto do twitter.
  • monitorar o que estão falando de sua empresa e seus produtos nas mídias sociais;
  • sua empresa já tem um blog? É uma ótima forma de interagir com clientes. Tem baixo custo, mas exige tempo e dedicação; e
  • sua empresa já usa o google analytics? Caso negativo, já está na hora de aprofundar-se no assunto.
Hoje muitas empresas estão sendo lideradas por empreendedores jovens e cheios de garra. E, que percebem a força da internet. A cultura empresarial do século XX na qual a internet ainda não era percebida como ferramenta de negócios e de grande alcance mudou. Agora o cliente dá o tom da conversa e ajuda a construir a sua marca e utiliza-se das mídias sociais e internet para falar de sua empresa, seja para o bem ou para o mal.

Se, por ventura, você desconhece alguns termos citados acima, é motivo de atenção e preocupação. Existem empresas que ainda não acordaram, mas ainda há tempo...  pouco tempo... para inserir-se no meio digital.

Pensem nisto! 


Artigo elaborado para o blog parceiro - INSTITUTO IBEI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Esclarecimento da CAIXA (necessidade de pavimentação para Programa Minha Casa, Minha Vida)

Os pedidos de financiamento em nome de pessoas físicas, cujas propostas já estavam aprovadas até 11.02.2011 terão tramitação normal A Caixa Econômica Federal esclarece que, para os casos de projetos habitacionais cuja produção é financiada pela CAIXA, a exigência de que o empreendimento esteja localizado na malha urbana, seja dotado de vias de acesso pavimentadas e de soluções para abastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial e sanitário já prevalecia desde o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Portanto, para esses, não houve alterações, inclusive no segmento de 0 a 3 salários mínimos (SM) com recursos do Orçamento Geral da União. Portanto, esta regra não terá nenhum impacto nos financiamentos de produção de empreendimentos no âmbito do PMCMV, tanto para o segmento de 0 a 3 SM quanto no segmento de 3 a 10 SM, pois para estes referida regra já está em vigor desde o lançamento do programa. Quanto à nova exigência, em vigor desde o dia 14, ...

Promoção de Primeiro Aniversário do Blog

O blog Acontece na Construção completa neste mês de março o primeiro ano de existência. Foram postados 170 artigos, notícias e vídeos, muitos deles polêmicos, outros curiosos e com inúmeros comentários e sugestões. Tratamos de temas como mercado, inovações empresariais, negócios, marketing digital, mídias sociais e sustentabilidade. Mas, sempre tendo como foco o setor construtivo. Nossa proposta neste canal de relacionamento é ter autenticidade, inserir opiniões e trazer temas da atualidade para discussão.  Compartilho este momento de alegria do primeiro aniversário e quero comemorar com todos. Porém, nesta data quem serão presenteados são vocês, que poderão ganhar uma vaquinha de pelúcia, símbolo da campanha que contribui para a obra social do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba - a Campanha da Vaquinha .  Paulo Goulart - divulgação Letícia Sabatela - divulgação Vaquinhas de pelúcia J. QUEST - divulgação Como particip...

Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura! Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço.  A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia. Projeto Diferenciado No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura.  Design criativo Casa-contêiner Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE. Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres.  Em Florianópolis, a   arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir...