BLOG : GUARDA MIRIM, SENAI E A.YOSHII LANÇAM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PARA PINTOR


Projeto inédito em Londrina une teoria e prática, permitindo ao profissional entender um projeto arquitetônico e ter boa noção da matemática usada pela engenharia


Um projeto inédito e piloto para a formação de mão de obra qualificada para a construção civil foi lançado ontem, dia 28 de fevereiro, pela Guarda Mirim, Senai Londrina e A.Yoshii Engenharia. Dezesseis jovens foram selecionados para participarem de um programa de aulas teóricas e práticas durante 11 meses que os capacitará a serem pintores de obras entendendo também da matemática utilizada pela engenharia e sendo capazes de lerem um projeto arquitetônico.


Como jovens aprendizes, os alunos que tem de 18 a 23 anos, recebem um salário mensal de R$ 730,00 para se dedicarem às aulas teóricas e práticas que acontecem na Guarda Mirim e nas obras da construtora A.Yoshii Engenharia. “A construção civil está em fase de crescimento e com excelentes perspectivas de avanços. As profissões ligadas a este setor estarão inseridas em um mercado potencial, com chances reais no desenvolvimento das carreiras”, afirmou Gerson Guariente Junior, presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), entidade apoiadora do programa.


Para o gerente da unidade de negócios do Senai Londrina, Alexandre Ferreira, entidade responsável pela gestão do projeto, as profissões ligadas ao segmento da construção civil já estão sendo altamente valorizadas. “A construção civil é um dos setores que mais inova com novas tecnologias. “Escolhemos a A.Yoshii como parceria desta iniciava piloto porque é uma empresa que tem a educação como valor e a tecnologia como diferencial. Em Londrina, é a construtora com maior número de funcionários, com uma equipe própria de mais de dois mil colaboradores”, destacou.


O presidente do Conselho de Administração do Grupo A.Yoshii, Atsushi Yoshii, sublinhou a conquista da credibilidade como um dos valores mais importantes da vida profissional. “Sempre acreditamos que a educação é o grande diferencial e a qualificação é o único caminho para a inserção segura no mercado de trabalho. Como parceiros desta iniciativa, estamos contribuindo para uma formação consistente destes jovens que buscam neste projeto piloto desenvolver uma profissão de futuro”, enfatizou.


A presidente da Guarda Mirim, Kimiko Yoshii ressaltou que a entidade vem se transformando em um centro profissionalizante que oferece, além de qualificação profissional, o suporte da educação cidadã. “Na Guarda os jovens encontram um ambiente acolhedor com conforto, afetividade, boa alimentação e boa educação. Tudo isso contribui para a formação de profissionais habilitados para os desafios do mercado de trabalho”, concluiu.


As aulas teóricas do projeto acontecem as terças e sábados no período da manhã na sede da Guarda Mirim e as quintas de manhã na sala de alfabetização da construtora A.Yoshii que fica no canteiro de obra. As terças e quintas no período da tarde e as segundas, quartas e sextas durante todo o dia, os alunos estão nas obras aprendendo a prática da profissão. 


As disciplinas teóricas envolvem leitura e comunicação; matemática aplicada à construção civil; inicio à informática; cidadania e ética; saúde e segurança no trabalho; qualidade e produtividade; meio ambiente; trabalho e empreendedorismo; princípios de tecnologia da construção; leitura e interiores de projetos de arquitetura; e técnicas de pintura em alvenaria. O projeto conta ainda com o apoio da Acomac (Associação dos Comerciantes de Material de Construção).

Gerson Guariente (Sinduscon), Alexandre Ferreira (Senai),
Kimiko Yoshii (Guarda Mirim) e Atsushi Yoshii (A.Yoshii Engenharia)