Panfletagem direcionada vale à pena!


Como panfletos e folders influenciam e desafiam o mercado publicitário

Formas de comunicação versáteis e que freqüentemente são reinventadas pela publicidade. Assim são os panfletos e folders, que têm na democratização da informação um dos mais eficazes meios de atingir o público-alvo. Na história, os primeiros registros de anúncios públicos apareceram em um panfleto alemão, de 1525, e pelos três séculos seguintes esse veículo demonstrou crescimento, sendo amplamente utilizado por pensadores para expressar idéias. Até hoje, eles são utilizados como eficiente alternativa na mídia impressa, geralmente por causa da simplicidade.

Os panfletos não possuem dobras e veiculam campanhas promocionais. Já os folders são mais elaborados e necessariamente possuem dobras, o que possibilita a inserção de mais imagens e textos, aumentando o tempo que o anúncio permanece nas mãos do consumidor.

Evolução - A praticidade e a linguagem objetiva das peças de hoje foram herdadas do século XVIII, quando o mercado percebeu que a agilidade da informação traria mais resultados e junto a isso foram somados fotos e formatos diferenciados. "A linguagem direta e objetiva é determinante para a eficácia da peça. A idéia é facilitar ao máximo a vida do consumidor ao manusear o folheto”, avalia Sérgio Fiúza, da agência Slogan, de Fortaleza.

Uma grande vantagem que os panfletos oferecem é o baixo custo de produção e distribuição. Por serem distribuídos diretamente para o público-alvo, o índice de alcance é notadamente alto.

Mas como uma ferramenta tão tradicional pode permanecer até hoje como uma arma de sucesso nas campanhas publicitárias? Para Sérgio Fiúza, o dinamismo e a renovação são peças-chave nesse processo. "No entanto, mesmo com certas limitações há espaço para a criatividade. Seja através de um título instigante, um layout inovador ou até no formato arrojado. O importante é saber dosar bem as coisas sem se descuidar do objetivo final, que é a venda e a satisfação da necessidade do consumidor", afirma.

Imagens gráficas e fotos mostram-se como um poderoso artifício utilizado pelos publicitários nesse processo criativo. Superando, assim, o desafio de em tão pouco espaço ser conciso, direto e, mesmo assim, atingir o objetivo da campanha publicitária.
Além de ser vitrine para determinados produtos, essas ferramentas também têm caráter institucional e informativo, neste caso os folders são os mais utilizados. Esse tipo de mídia impressa também traz em si a orientação “Mantenha a cidade limpa”, ou algo que remeta o leitor a não jogar o panfleto em via pública. Suzane Barros, da Dádiva Comunicação, de João Pessoa, acredita que os panfletos devem trazer essa indicação. "Até porque um dos pontos fracos dos panfletos é o fato de que muita gente nem sequer se dá ao trabalho de ler, amassando ou jogando-o na rua logo que recebe. Por isso ele precisa ser criativo e chamar atenção de imediato, para que não seja mais um a ir pra lata do lixo", ressalta Suzane Barros.
Esses pequenos meios tão tradicionais muitas vezes são responsáveis por casos de sucesso, geralmente, no mercado varejista. "Podemos citar como exemplo o nosso cliente Pão de Açúcar, que utiliza freqüentemente os folhetos promocionais, com muito sucesso, apoiando uma ação maior, composta de um mix de outros meios", explica Sérgio.

Distribuição - Com notado sucesso e crescimento do mercado de panfletos, surgiram empresas que se especializaram na distribuição deles. Carlos Andraus e Daniel Sandes, proprietários da DuoPromo, de Curitiba, afirmam que a empresa, fundada em março de 2008, aproveitou um nicho do mercado. “Era uma necessidade. Tanto os anunciantes quanto as agências precisavam de uma empresa especializada que fizesse a distribuição dos panfletos corpo-a-corpo, nos semáforos ou em domicílio, com qualidade e confiança, evitando o desperdício e maximizando os resultados”, revela Carlos Andraus.

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