Crédito habitacional cresce mais de 50% e impulsiona o resultado do primeiro trimestre
A Caixa Econômica Federal atingiu lucro líquido de R$ 812,4
milhões no primeiro trimestre de 2011, um crescimento de 4,5% em relação ao
mesmo período de 2010, quando registrou um lucro de R$ 777,5 milhões.
O resultado da CAIXA foi reflexo do bom desempenho das operações
de crédito, com concessões de R$ 46,3 bilhões, e do aumento de 13,5% no número
de contas correntes. As receitas de operação de crédito totalizaram R$ 6,2
bilhões e as de serviços registraram R$ 2,8 bilhões, crescimentos respectivos
de 48,3% e 15,1%.
Em março deste ano, os ativos administrados da CAIXA somavam R$
893,8 bilhões. Desses, R$ 431,4 bilhões são próprios do banco, e apresentaram
evolução de 18,6% frente a igual período de 2010. Destacam-se, ainda, R$ 268,7
bilhões em FGTS e R$ 134,8 bilhões em fundos de investimento.
Com R$ 17,5 bilhões, o patrimônio líquido teve evolução de 27,2%,
quando comparado ao primeiro trimestre do ano passado, e o retorno médio foi de
21,3%. Os valores dos repasses, com tributos e encargos sociais, à União,
estados e municípios, somaram R$ 1,1 bilhão no trimestre.
O Patrimônio de Referência atingiu R$ 34,3 bilhões, com evolução
de 14,3%, o que permite à CAIXA manter sua expansão na oferta de crédito. O
índice de Basiléia, no trimestre, foi de 15,2%, superior ao mínimo de 11%
exigido pelo Banco Central do Brasil.
Captações
Os depósitos apresentaram saldo de R$ 227,7 bilhões, com evolução
de 19,4% em relação aos três primeiros meses de 2010. Os depósitos à vista
aumentaram 12,9%, com saldo de R$ 20 bilhões e cerca de 17 milhões de contas
correntes, entre pessoas físicas e jurídicas. Na poupança, a CAIXA teve
captação líquida de R$ 965,5 milhões e superou o número de 41 milhões de
contas, mantendo-se líder no segmento, com 34,4% de participação no mercado. No
trimestre, o saldo da poupança alcançou R$ 132,6 bilhões, o que representa um
crescimento de 19,1% ante 16,5% do mercado.
Os depósitos a prazo encerraram o mês de março com saldo de R$
60,1 bilhões. As letras imobiliárias e financeiras, outra importante fonte de
recursos para a CAIXA, atingiram saldo de R$ 13,1 bilhões.
O patrimônio líquido total, dos fundos de investimentos
administrados pela CAIXA, considerando os fundos de rede e exclusivos,
apresentou aumento de 23%, passando de R$ 109,6 bilhões, em março de 2010, para
R$ 134,8 bilhões nos três primeiros meses de 2011.
Crédito
Em 12 meses, as operações de crédito da CAIXA cresceram 41,5%,
mais que o dobro em relação ao mercado (20,7%), totalizando R$ 190,5 bilhões.
Tal expansão foi bastante influenciada pelo crédito imobiliário, que é
responsável, atualmente, por 61,5% das operações. As provisões constituídas
para crédito de liquidação duvidosa representavam 6,4% da carteira e cobriam
quase três vezes o saldo inadimplente.
As operações comerciais alcançaram R$ 60,8 bilhões, um aumento de
28,5% em comparação a março de 2010. O segmento de pessoas jurídicas obteve
saldo de R$ 32,7 bilhões, e o de pessoas físicas, R$ 28,1 bilhões, crescimentos
de 33,9% e 22,7%, respectivamente, em relação ao primeiro trimestre do ano
anterior.
Mais de 90% da carteira estão concentrados nos ratings de
AA até C, e a inadimplência total (atrasos superiores a 90 dias) do crédito, na
CAIXA, manteve-se estável na faixa de 2%, durante o primeiro trimestre de 2011.
Habitação
De janeiro a março de 2011, a CAIXA aplicou R$ 14,5 bilhões em
habitação, registrando saldo de R$ 117,1 bilhões, evolução de 50,5% em relação
ao primeiro trimestre de 2010, o que representa 75,8% do mercado de crédito
imobiliário.
Do valor total de financiamentos, R$ 7,8 bilhões foram realizados
com recursos da poupança (SBPE), responsáveis por 44,7 mil unidades
habitacionais, e R$ 5,2 bilhões, com linhas que utilizam o FGTS, que
totalizaram 75 mil moradias. Além disso, foi destinado R$ 1,2 bilhão para
subsídios e R$ 188,9 milhões para consórcio e arrendamentos residenciais.
Das unidades financiadas até março, desconsiderados os consórcios,
41% foram destinadas a pessoas na faixa de renda de até seis salários mínimos,
onde se encontra o maior déficit habitacional.
Até 7 de maio de 2011,
a CAIXA destinou R$ 6,6 bilhões ao Programa Minha Casa
Minha Vida (PMCMV), beneficiando mais de 360 mil pessoas e financiando,
aproximadamente, 90 mil novas moradias.
Rede de Atendimento
Para atender aos seus 53,8 milhões de clientes, bem como aos
cidadãos em geral, a CAIXA conta com uma rede de 41,5 mil unidades de
atendimento, que realizam transações bancárias, pagamentos de benefícios e
oferecem serviços à população. São 7,2 mil unidades próprias, entre agências,
postos e salas de autoatendimento e 10,8 mil correspondentes lotéricos.
Como forma de propiciar atendimento à população ribeirinha, no
Amazonas, a Agência Barco Chico Mendes, inaugurada no fim de 2010, fez sua
primeira viagem em janeiro, com objetivo de percorrer 9 municípios às margens
do Rio Solimões. De janeiro a março, a agência já realizou cerca de 5.300
atendimentos.
No trimestre, 1,1 bilhão de transações bancárias foram realizadas
nos diversos pontos de atendimento da CAIXA. Somente no internet banking
(IBC), foram realizadas mais de 148,5 milhões de transações, com crescimento de
37,7% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
Para o registro de reclamações, sugestões ou elogios, a CAIXA
disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) que, no primeiro
trimestre de 2011, prestou cerca de 12 milhões de atendimentos, via operador de
telesserviços. Vale destacar que as reclamações representaram apenas 0,4% do
total de atendimentos. O canal também oferece suporte tecnológico às
prefeituras, empresas e pessoas físicas, com cerca de um milhão de ligações no
mesmo período.
Em março de 2011, o Departamento de Proteção e Defesa do
Consumidor do Ministério da Justiça apresentou seu ranking anual, no qual a
CAIXA não aparece na listagem principal dos 30 fornecedores mais reclamados. Já
no ranking publicado pela Fundação PROCON-SP, também em março, a CAIXA ficou na
30ª colocação, na classificação geral dos fornecedores mais reclamados, o que
representa a melhor colocação do banco, desde a criação desse ranking.
Premiações e Reconhecimentos
Em pesquisa realizada pela BrandFinance, sobre o valor das marcas
de estatais brasileiras, a CAIXA está em 3º lugar no ranking, alcançando
R$ 7,1 bilhões. Apenas entre 2008 e 2009, o valor da marca do banco cresceu
74%.
A CAIXA conquistou o Prêmio Colunistas Propaganda Brasil 2010 na
categoria Peça Publicitária Relativa a Datas Promocionais’ com o filme
‘Semblantes’, alusivo ao dias das mães. O Prêmio Colunistas é o mais
tradicional prêmio da publicidade brasileira.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA - www.caixa.gov.br