Entrevista com a publicitária Mariana Ferronato do MarketingImob

Um movimento impressionante e ao mesmo tempo irreversível vem ganhando força na sociedade e tem transformado os negócios e o modo como vivemos. Trata-se do compartilhamento e da colaboração. E a internet tem um papel importante por seu baixo custo, capilaridade e capacidade de atingir um maior número de pessoas.

Neste contexto, profissionais, instituições e empresas do setor imobiliário pesquisam para buscar conhecer um pouco mais as tecnologias e recursos disponíveis, para posterior implantação. Dentre as soluções, as mídias sociais tem sido utilizadas para aumentar esta interação e  alguns blogs conseguiram reputação e credibilidade. Dentre eles, ganhou destaque o MarketingImob, criado e mantido pela publicitária gaúcha  Mariana Ferronato .


Os números abaixo demonstram o crescimento e a capilaridade do blog:
  • acesso mensal de usuários de 234 cidades brasileiras;
  • mais de 1000 posts;
  • 33500 páginas visualizadas  mensalmente; 
  • 778 fãs no Facebook; e
  • mais de 3800 seguidores no Twitter .

A blogueira compartilha anúncios publicitários, ações inovadoras de marketing e investimentos em comunicação, sempre focados no setor imobiliário. Acontece na Construção entrevistou Mariana, que nos conta um pouca desta história e mostra alguns segredos do sucesso.

Mariana Ferronato


Por que você decidiu criar o blog MarketingImob? 
Trabalho com marketing imobiliário, e sempre antes de criar qualquer nova ação, gostava muito de procurar referências para assim desenvolver as melhores ideias, porém, tinha dificuldade em encontrar conteúdos relevantes. Tudo o que encontrava salvava em meu computador, então pensei, por que não compartilhar todo este conteúdo com os outros profissionais? Foi com esta premissa que em Março de 2009 nasceu o Marketingimob. 

Quanto tempo (em média) você dedica ao blog por semana?
Cerca de 20 horas. A dedicação é maior durante a semana. 

Como você analisa o uso das redes sociais pelos profissionais do setor imobiliário e em particular os blogs? 
Já existem diversos profissionais do mercado imobiliário que utilizam as redes sociais de maneira muito eficaz, contudo vejo que a realidade está longe de ser a ideal. A grande maioria ainda não estão presentes nestes canais, sendo comum escutar que “rede social é coisa para adolescente”. Os que estão presentes, igualmente, a grande maioria, não sabem utilizar de maneira adequada. Transcrevem a linguagem que estão acostumados em seu dia a dia, para o meio online, transformando estes novos canais em verdadeiros “classificados de jornal”. Ninguém aguenta uma empresa ou um corretor que apenas divulga imóveis, isto é muito chato. Resumindo, a grande maioria das pessoas se esquece que rede social é relacionamento, a venda é puramente a consequência disto. Apesar desta visão aparentemente negativa, acredito sim que estamos em fase de aprendizado e transição. Em breve aqueles que não são adeptos não terão como escapar, e o número de profissionais e empresas imobiliárias utilizando estes canais de maneira sábia será cada vez maior. 

Como se sente quanto ao fato do MarketingImob ser um dos blogs mais respeitados do setor? 
Sinto-me realmente muito realizada. Um projeto que iniciou dos arquivos do meu computador, hoje ser visitado por usuários de em média 45 países diferentes todos os meses. Mas sei que não foi por acaso, é um trabalho árduo, muitas madrugadas a dentro em busca de novos conteúdos para compartilhar. Acredito muito no mundo colaborativo, já compartilhei pesquisas que fiquei 2 anos realizando. Para muitos pode ser uma loucura, mas saber que facilitei e que através do Marketingimob ainda facilito o trabalho de muitas pessoas, é a melhor sensação que posso ter. 

Já existem alguns poucos blogueiros no setor da construção civil que postam com frequência e boa qualidade. Que dicas você pode dar para que eles se destaquem ainda mais? 
Algumas dicas de ouro. 

RELACIONAMENTO: Como falei antes rede social é relacionamento. Você até pode demorar para responder alguém, mas não deixe de fazer isto. Quando uma pessoa interage com seu site, e com você, ela espera uma resposta, e você é obrigado a respondê-la. Atente-se também ao relacionamento com os sites do setor. Conquiste aliados! 

MONITORAMENTO: Esta é a parte estratégica de um blog, e de qualquer rede. Monitore tudo o que for possível: O que os sites do seus segmento estão divulgando, quem são os seguidores nas redes sociais, que dia da semana você tem mais retorno, etc. 

RELEVÂNCIA: Atente-se ao seu conteúdo! Mesmo que não seja sempre, procure divulgar postagens de sua própria autoria. 

FONTES: Sabemos que muitas vezes devido a pulverização da internet, é difícil mencionar a fonte certa. Mas se esforce ao máximo para sempre fazer isto. Nada mais irritante que passar horas na frente do computador pesquisando sobre um conteúdo, e mencionarem outro site como autor. 

OUTRAS REDES: Para conquistar mais leitores, não foque apenas no blog. Utilize de maneira integrada o máximo de redes que conseguir gerenciar. 

Você tem algum projeto na web que ainda pensa em desenvolver? Ou o foco é todo no MarketingImob? 
Gostaria muito de auxiliar as empresas que pensam em entrar nas redes sociais, através de uma consultoria focada neste assunto. Muitas estão entrando, mas nota-se que ainda não sabem ao certo como gerenciar e obter resultados. No momento são apenas planos... 

Na sua opinião, quais os principais fatores que levaram o MarketingImob a ser um canal de sucesso para o setor? 
Dentre vários fatores, atribuo especialmente a minha paixão pelo marketing imobiliário, e crença na colaboração mútua. Ter um blog é algo fácil, mas mantê-lo dá um trabalho realmente muito grande. É preciso dedicação intensa, foco, criatividade, e alguns outros ingredientes. Se eu não gostasse tanto do assunto, seria impensável. Quando o blog atinge um nível de leitores, e a exigência com o conteúdo aumenta, a responsabilidade para ele é quase como se fosse um filho. Eu sou gerente de marketing de uma imobiliária, trabalho em turno integral, e mesmo assim TODOS os dias eu preciso dar atenção, não importa se eu ficar doente, ter um dia muito difícil, chegar em casa 2h da manhã, ou tirar férias, eu preciso pensar no Marketingimob, nos leitores, e na colaboração. 

Para encerrar, que mensagem você gostaria de deixar para os visitantes do seu blog? Agradeço muito pelo reconhecimento do meu trabalho com o Marketingimob! Muitas vezes o blog acaba não permitindo tanta interação, então aproveito o espaço para reforçar que estou a disposição de todos para trocarmos ideias sobre o mercado. É um grande prazer conhecer novos profissionais. Aguardo o seu contato! 
Facebook: Mari Ferronato

Mariana, obrigado pela entrevista. Desejo que você e o MarketingImob continuem nos brindando  com ótimas postagens. Vida longa!

Sobre o autor:


Edvaldo Corrêa é Graduado em Tecnologia da Construção Civil pela UTFPR, Licenciado em Educação Profissional pela UFPR, Pós-graduado em Gestão de Escolas Técnicas pela UFSC; Técnico em Gestão de Negócios Imobiliários pelo IBREP e Técnico em Edificações pela UTFPR. Atua no mercado desde 1990, tendo trabalhado em grandes empresas como SENAI, SEBRAE, IVAI, PINI, Grupo Noster, Pioneira da Costa e Tecverde, em cargos técnicos e executivos. Em paralelo, profere, há anos, palestras sobre temas relacionados a indústria imobiliária em sindicatos, associações, conselhos regionais, empresas privadas, congressos, fóruns setoriais e universidades. Também escreve como convidado para revistas e portais como Imóvel Magazine, Invest USA 360, Destaque Imobiliário, Imóveis News e Instituto IBEI. Junto com Daniel Rosenthal é curador e organizador do Digital Real Estate Brazil.


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