Jogos de Londres e o respeito ao meio ambiente


Em post de julho de 2010 citamos que Londres seria um dos eventos esportivos mais sustentáveis da história. Ainda faltam 202 dias para as Olimpíadas iniciarem, mas já é possível ver pelo andamento das obras que o legado será enorme para a sociedade britânica. 

Com um orçamento bilionário (7,3 bilhões de libras esterlinas), praticamente todo ele contratado com empresas britânicas (1500 contratos), que impulsionou a economia local, inúmeras obras e investimentos no transporte público foram realizados.

Um dos exemplos é o Parque Olímpico de Stratford. A área que foi degradada pelo uso de inúmeros indústrias desde a Revolução Industrial transformou-se em um amplo espaço verde para uso dos cidadãos locais. A área sul do parque irá se concentrar em manter a atmosfera dos jogos, com jardins, mercados, pequenos eventos, cafés e bares. E a parte  norte usará técnicas atuais de sustentabilidade para gerenciar enchentes, por exemplo. O novo espaço público será um habitat ideal para centenas de espécies existentes e outras raras. São 4 mil árvores e mais de 300 mil plantas de zonas úmidas, em 2,5 quilômetros quadrados de verde. 



A ODA - Autoridade Olímpica Britânica estuda materiais, sistemas e processos de reciclagem desde 2005, quando foi eleita a sede dos Jogos Olímpicos. Mesmo as áreas de arquibancadas e outras áreas provisórias foram muito bem planejadas pelo time envolvido. 

附加圖片: 10_default_2edb_london_olympics_aquatics_centregames.jpg

Ainda no quesito sustentabilidade, cerca de 97 % dos materiais usados em tudo o que precisou ser demolido foi reaproveitado, as edificações serão reaproveitadas para residências após o evento, os trabalhadores foram deslocados para os canteiros-de-obras por ferrovias ou hidrovias, todo o solo foi descontaminado, a energia será por  biomassa, entre tantas outras iniciativas louváveis.






A ideia dos organizadores é aproveitar o transporte público e incentivar as caminhadas e o uso de bicicletas durante os jogos. Alguém dúvida da competência dos britânicos e que tudo será um sucesso? Se quiser saber mais, assista ao vídeo Going for Green (em inglês).